A ViaMobilidade investiu R$ 10 milhões na instalação de 115 câmeras de segurança para o monitoramento online das vias das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, que somam 44 estações e trechos. O projeto, previsto para ser concluído em janeiro de 2026, já tem 69 câmeras em operação — 33 na Linha 8 e 36 na Linha 9.
Os equipamentos utilizam conectividade 5G e painéis solares com banco de baterias, abastecidos por energia renovável. As câmeras estão instaladas em 100 postes articulados, de 15 metros de altura, ao longo das vias das duas linhas. A instalação não exige obras de infraestrutura junto aos trilhos, o que reduz o impacto operacional.
As imagens são acompanhadas em tempo real pela equipe de Gestão e Análise de Imagens (GAI), a partir da Central de Segurança, localizada no Centro de Controle Operacional (CCO), no Pátio de Presidente Altino, em Osasco. O monitoramento é contínuo, 24 horas por dia, permitindo resposta imediata em casos de ocorrência.
Segundo a concessionária, as câmeras têm alcance médio de 400 metros e auxiliam na identificação de situações como vandalismo ou acesso indevido de pessoas e animais às vias. A tecnologia é a mesma utilizada em rodovias administradas pelo grupo Motiva, adaptada ao ambiente ferroviário metropolitano.
Em 2024, foram registrados 101 furtos de cabos nas vias — 77 na Linha 8 e 24 na Linha 9. Entre janeiro e setembro de 2025, o número caiu para 27 ocorrências, redução de 73,3% em relação ao ano anterior. Na Linha 9, que liga Osasco a Varginha, não houve registros de furto nas estações Morumbi-Claro, Cidade Jardim e Hebraica-Rebouças desde o início do novo sistema de monitoramento.
Em casos de movimentação suspeita, a equipe da GAI aciona as patrulhas de segurança, que atuam a pé ou em moto-ronda, permitindo resposta imediata às ocorrências.