Ramais Saracuruna e Belford Roxo foram os mais afetados
A violência em Costa Barros e Cordovil, na Zona Norte do Rio, resultou na perda de 45 mil passageiros pela SuperVia em julho, comparado a junho deste ano. O prejuízo financeiro é estimado em quase R$ 320 mil. Apenas em julho, a concessionária efetuou 6.669 ressarcimentos, dos quais 3.291 ocorreram no dia 22/07, quando o ramal Saracuruna operou parcialmente.
Tiros danificaram a rede aérea em três ocasiões: dia 6 em Costa Barros e dias 19 e 20 em Cordovil. Isso forçou a SuperVia a aumentar os intervalos dos trens, trocar composições em estações, ou manter viagens apenas nos trechos com maior demanda, para que a manutenção pudesse ser feita sem interromper totalmente o serviço.
Os reparos levaram mais tempo, pois as equipes da SuperVia só puderam ser enviadas após a normalização da segurança. Em Cordovil, por exemplo, houve pelo menos quatro dias de tiroteios contínuos.
Tiroteios
De janeiro a julho deste ano, a SuperVia registrou 14 interrupções devido a tiroteios. No ramal Saracuruna, houve nove interrupções: cinco em Cordovil, três em Vigário Geral e uma em Triagem. No ramal Belford Roxo, ocorreram cinco interrupções: três no Jacarezinho e duas em Costa Barros.
Fonte; SuperVia