Nesta quinta-feira (02), feriado do Dia de Finados, e no domingo (05), a Linha 4-Amarela (Butantã–Luz), operada pela Concessionária Via Quatro, terá operação diferenciada. Para continuidade das obras da futura estação Oscar Freire, a circulação dos trens no trecho entre as estações Paulista e Fradique Coutinho ocorrerá por uma única via (via singela) durante todo o dia. Com isso, o embarque nestas duas estações, tanto para quem segue no sentido Butantã quanto para os que partem com destino à estação Luz, deverá ser realizado por uma única plataforma. Avisos sonoros irão orientar os usuários sobre o destino de cada trem. No trecho entre as estações Fradique Coutinho e Butantã, bem como entre as estações Paulista e Luz, a circulação das composições ocorrerá normalmente e não haverá mudanças no embarque e desembarque dos usuários.
Testes alteram operação na Linha 15-Prata no domingo
No domingo (05) as estações Vila Prudente e Oratório da Linha 15-Prata do Monotrilho permanecerão fechadas das 4h40 às 16 horas, em função de testes programados do novo sistema de controle dos trens. Nesse período, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão no trecho entre as duas estações até o início da operação.
Antecipação do horário na segunda-feira (06)
Para atender os usuários que retornam do feriado prolongado do “Dia de Finados”, na próxima segunda-feira (06), o Metrô antecipará o horário de abertura das estações nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera–Palmeiras/Barra Funda), integradas aos terminais rodoviários da capital – e na Linha 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena). Nessas três linhas, as estações serão abertas às 4 horas. A estratégia também será adotada na Linha 4-Amarela (Butantã–Luz), operada pela concessionária ViaQuatro. Já nas linhas 5-Lilás e 15-Prata, a abertura das estações ocorrerá no horário habitual, a partir das 4h40.
Para informar sobre as alterações programadas, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens, colocará cartazes nas estações das linhas envolvidas e publicará informativos nas redes sociais. Em caso de dúvidas, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), que atende diariamente, das 5h00 à meia-noite. Já a Central de Atendimento da ViaQuatro (0800 770 7100) atende de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22 horas, e aos sábados e domingos, das 8h às 18 horas.