SITUAÇÕES DAS LINHAS
710
Serviço 710
Operando
7 Linha 7-Rubi
Operação: 24h por dia, todos os dias
Observações:
- Operação a partir das 4h.
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Ouro
Em Construção
EA Operação: 5h à meia-noite
Grade Horária das Partidas
Todos os dias, inclusive finais de semana e feriados
Partidas:
Da Estação Palmeiras - Barra Funda: Luz, Guarulhos - CECAP, Aeroporto - Guarulhos
Da Estação Aeroporto - Guarulhos: Guarulhos - CECAP, Brás, Luz, Palmeiras - Barra Funda
Horários:
5h | 6h
7h | 8h | 9h
10h | 11h
12h | 13h | 14h
15h | 16h | 17h | 18h | 19h
20h | 21h | 22h | 23h | 0h
Expresso Aeroporto
Operando
10 Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Tamanduateí, com parada na Estação Santo André
Horários: 5h40 | 6h | 6h20 | 6h40 | 7h | 7h20 | 7h40 | 8h | 8h20 | 8h40 | 9h | 16h10 | 16h30 | 16h50 | 17h10 | 17h30 | 17h50 | 18h10 | 18h30 | 18h50 | 19h10 | 19h30 | 19h50 | 20h10
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Santo André, com parada na Estação Tamanduateí
Horários: 5h50 | 6h10 | 6h30 | 6h50 | 7h10 | 7h30 | 7h50 | 8h10 | 8h30 | 8h50 | 16h | 16h20 | 16h40 | 17h | 17h20 | 17h40 | 18h | 18h20 | 18h40 | 19h | 19h20 | 19h40 | 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 08/08/2025, 22:57
Intervalo máximo entre trens: consulte os sites oficiais

Túneis são previstos para 2016

Projeto viário contempla dois túneis, a mudança da estação ferroviária e integração entre as praças Oswaldo Cruz e Sacadura Cabral

Dentro de 30 a 60 dias, começarão os trabalhos de campo para eliminar um dos maiores gargalos do trânsito mogiano: a transposição da linha férrea na Praça Sacadura Cabral. Vencidos os prazos de recursos, a expectativa é de que o Consórcio Viário Mogi seja oficializado nesta terça-feira o vencedor da concorrência pública para a construção da passagem subterrânea na área central, junto à estação de trem de Mogi das Cruzes.

O contrato com a Prefeitura, no valor de R$ 128,8 milhões, será assinado nas próximas duas semanas. Se tudo correr dentro do esperado, o mogiano estará livre das cancelas da Rua Cabo Diogo Oliver até dezembro de 2016, quando a Cidade ganhará um “Novo Centro”.

O projeto é audacioso pelo fato de intervir numa das regiões mais tradicionais da Cidade e por onde circulam, diariamente, milhares de pedestres e de carros. Mesmo com as cancelas fechando a cada dois minutos para a passagem dos trens de subúrbio, e com outras opções de acesso – a da passagem subterrânea da Olegário Paiva e a travessia da Avenida Manoel Bezerra de Lima filho (shopping) -, o corredor da Praça Sacadura Cabral/Cabo Diogo ainda é a principal porta de entrada e saída da Cidade.  

A proposta, que começa a ganhar corpo, contempla a construção de dois túneis naquela região, que vão servir para o tráfego dos veículos nos dois sentidos. Em cima dos acessos, a reurbanização vai integrar as praças Sacadura Cabral e Oswaldo Cruz, dando origem a uma nova – grande e moderna – praça. Para isso, a estação Mogi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) também deixará o local atual, num recuo de aproximadamente 150 metros, chegando na altura do Terminal Central.

Pelo prazo estipulado no edital e no contrato a ser assinado nos próximos dias, as empresas Engeform Construções de Comércio Ltda. e a Serveng Civilsan Empresas Associadas de Engenharia, que formam o Consórcio Viário Mogi, terão 36 meses para executar a obra. Porém, a Prefeitura se esforça para reduzir isso para 18/20 meses, a tempo do “Novo Centro” ficar pronto ainda na atual administração do prefeito Marco Bertaiolli (PSD).

A redução do prazo começa já na primeira etapa contratual, que contemplará os estudos técnicos e o projeto executivo da obra, os quais deverão ser feitos em 90 dias – originalmente, seriam seis meses. “Em breve teremos movimentações técnicas, com equipes de topógrafos, sondagem, geologia e geotecnia na área de intervenção da obra para o projeto executivo”, pontua João Francisco Chavedar, secretário municipal de Planejamento e Urbanismo.

O trabalho não é simples, visto que o diagnóstico da área de intervenção requer o levantamento planialtimétrico cadastral; sondagens de subsolo; ensaios geológicos e geotécnicos; identificação de interferências, em especial redes de água, esgoto, drenagem, gás, energia elétrica e iluminação pública; e identificação de passivos ambientais e possível remoção de materiais. 

Há, ainda, a finalização das tratativas com a CPTM para a compatibilização do projeto da passagem subterrânea com as obras da futura estação ferroviária e o rebaixamento da via, que deverá ocorrer sem a interrupção do tráfego de trens. Na última sexta-feira, inclusive, o secretário Chavedar se reuniu com técnicos da CPTM para mais uma etapa de estudos

“Após todos estes levantamentos, devemos iniciar a elaboração do projeto executivo e a mobilização da obra, com a instalação de canteiros”, diz Chavedar.

Recursos

A execução das obras da passagem subterrânea vai custar R$ 128,8 milhões. Deste montante, R$ 98 milhões virão da União, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ainda ontem, em visita na Cidade, o ministro Gilberto Kassab (PSD), das Cidades, confirmou o empenho para liberação dos recursos federais ainda neste semestre 

A liberação da verba da União não compromete, no entanto, os trabalhos iniciais da passagem subterrânea, que serão feitos com recursos municipais – a Prefeitura terá de entrar com R$ 30 milhões na obra, fora as despesas com desapropriações, que serão definidas a partir do projeto executivo. (Mara Flôres)

O Diário de Mogi

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