Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

6 de setembro de 2013

Obra afetará Linha 4 do Metrô SP aos domingos

Os passageiros da linha 4-amarela do Metrô terão que enfrentar maior tempo de espera nas estações ou até mesmo a interrupção na circulação dos trens aos domingos --a partir do próximo, dia 8, e ao longo de vários meses.

O motivo são as obras nas futuras estações da linha, previstas para serem entregues no ano que vem.

O Metrô diz que as interferências aos usuários irão ocorrer só aos domingos, para minimizar os impactos.

Mas a concessionária ViaQuatro, que opera a linha, diz que as interdições serão "preferencialmente" nesses dias --sem descartar a possibilidade de afetar outros.

Aos domingos são transportados em média 170 mil passageiros na linha 4 --dia de menor movimento. Nos dias úteis são 650 mil. No futuro, a demanda poderá atingir 1 milhão de usuários.

A linha 4 mantém hoje as estações Luz, República, Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã. As obras envolvem as futuras estações Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.

BLOQUEIOS

A primeira fase de bloqueios será no trecho entre a Paulista e a Faria Lima.

No próximo domingo, os trens em sentidos opostos terão que usar a mesma via na estação Paulista, elevando os intervalos entre os trens das 4h40 à 0h --em média, de 6 minutos para 9 minutos.

O cronograma completo não foi divulgado, mas futuramente esse trecho será totalmente bloqueado, restringindo a circulação dos trens.

Com isso, a ligação da Faria Lima até a Paulista terá que ser feita por ônibus oferecidos pelas empresas.

Uma segunda fase de bloqueios, ainda sem data programada, será para as obras da futura estação Higienópolis-Mackenzie. Neste caso, será necessário interditar o trecho entre a Paulista e a Luz.

A concessionária ViaQuatro e o Metrô de São Paulo não informaram quanto tempo vão durar as obras.

A empresa disse que uma campanha de comunicação vai orientar os passageiros sobre as intervenções e que sua equipe de atendimento será reforçada.

Folha de SP