Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
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Linha 10-Turquesa da CPTM sobe na avaliação dos passageiros da região


Pesquisa da ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos) divulgada neste mês aponta que 59% dos passageiros da Linha 10-Turquesa (Brás/Rio Grande da Serra) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) avaliam o serviço prestado como bom ou excelente. O índice, referente a 2012, é 7% maior do que os 52% registrados no ano anterior.

Cerca de 400 mil pessoas utilizam diariamente a Linha 10-Turquesa. O ramal que atende o Grande ABC obteve avaliação positiva quase dois anos depois de a CPTM alterar o destino da via na Capital, passando da Luz para o Brás, ambos na região central. A mudança foi alvo de manifestações de passageiros e de indignação por parte dos prefeitos da região.

Dos sete itinerários operados pela companhia na Grande São Paulo, apenas dois evoluíram no índice em comparação a 2011. Além da 10-Turquesa, apenas a Linha 8-Diamante melhorou diante da opinião pública. O traçado, que vai da Estação Júlio Prestes, na Capital, até Itapevi, obteve 56% de opiniões favoráveis, ante 47% no ano anterior. A Linha 12-Safira (Brás/Calmon Viana) foi a que recebeu pior avaliação: apenas 26% de classificações como boa ou excelente. Em 2011, a taxa era de 43%.

Em média, o serviço da CPTM foi considerado de bom nível por 44% dos usuários, o que é baixo na comparação aos demais modais. O Expresso Tiradentes – corredor de ônibus que liga o Centro da Capital aos bairros Sacomã e Cidade Tiradentes – obteve classificação boa ou excelente de 85% das pessoas. No Metrô, o percentual é 75%.

O Corredor ABD (Jabaquara/Brooklin/São Mateus) ficou na terceira posição, com 67% de opiniões positivas. Apesar da boa colocação, o sistema teve queda na avaliação popular, já que em 2011 o serviço era aprovado por 79% dos usuários. O maior índice já registrado foi em 2005, quando a aprovação chegou a 88%.

Os ônibus intermunicipais da área 5, que atendem às sete cidades do Grande ABC, também subiram na opinião pública de 2011 para 2012, passando de 44% para 47%. O lote é o único dentre os cinco da EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte s Urbanos) na região metropolitana de São Paulo que ainda não foi licitado. O edital para permissão das linhas deve ser lançado no mês que vem.

INVESTIMENTOS

A CPTM diz que, neste ano, os investimentos para melhoria e modernização da rede devem chegar a R$ 1 bilhão. Entre os serviços feitos estão novos sistemas de sinalização e controle de tráfego, telecomunicações, energia, rede aérea, via permanente (trilhos), renovação da frota de trens e reforma e ampliação das estações.

Já a EMTU cita a aplicação de R$ 2,1 milhões na construção de sete corredores de ônibus, além de outro R$ 1,9 milhão para acessibilidade dos terminais e estações de embarque e desembarque. Segundo a empresa, estão em manutenção os terminais Ferrazópolis, Santo André, Diadema e Piraporinha.

Especialista salienta qualidade dos corredores para ônibus

A criação de espaços exclusivos para o transporte coletivo é uma das saídas apontadas para melhorar a mobilidade na Região Metropolitana. Corredores de ônibus como o ABD (Jabaquara/Brooklin/São Mateus) e o Expresso Tiradentes, na Capital, obtiveram excelentes índices de aprovação.

“Na impossibilidade de se fazer metrô ou uma outra linha de trem, os corredores de ônibus são excelentes opções. Possibilita mais agilidade na circulação e pode funcionar como um tronco, alimentado por linhas que atendam aos bairros”, avalia José Almeida Sobrinho, presidente do Instituto Brasileiro de Ciências do Trânsito.

O especialista adverte, no entanto, que as vias exclusivas devem ser planejadas para locais com grande movimentação. “Precisa ligar lugares úteis. O Corredor ABD, por exemplo, dá acesso ao Metrô, e, por isso, é bastante utilizado.”

Em relação à queda nos índices de aprovação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Almeida Sobrinho vê ligação com a grande frequência de episódios negativos, como o descarrilamento de uma composição de carga da companhia MRS ocorrido na quarta-feira e que paralisou a circulação da Linha 7-Rubi (Luz/Francisco Morato). “Outra situação que colabora para essa reprovação é o grande aumento no número de usuários, o que provoca superlotação, atrasos e desconforto em geral”, acrescenta.

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC

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