Foi liberada por volta das 16h40 desta sexta-feira (20) uma das vias do trecho da Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), entre as estações Baltazar Fidélis e Franco da Rocha, na Grande São Paulo .
Os trens ainda circulam em baixa velocidade pelo trecho. De acordo com a CPTM, a segunda via deverá ser liberada neste sábado (21), no período da tarde.
O local seguia interditado até por volta das 17h por causa do acidente envolvendo um trem de carga e um trem de passageiros, ocorrido na quarta (18). Ônibus do Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) realizavam o transporte de passageiros no trecho afetado.
No fim da manhã de quarta-feira, após descarrilar, quatro vagões de um trem de carga da MRS Logística tombaram e atingiram a lateral dos últimos carros da composição da CPTM que servia à Linha 7-Rubi e seguia no sentido contrário. A linha liga Jundiaí , no interior, até a estação da Luz, no Centro.
Ainda segundo a CPTM, o cargueiro era operado pela MRS Logística, por concessão federal, e carregava bauxita em direção a Francisco Morato, na região metropolitana da capital, no momento do acidente. Segundo a MRS, "a apuração das causas e das condições do acidente deverá levar alguns dias".
Após descarrilar, quatro vagões do trem de carga tombaram e atingiram a lateral dos últimos carros da composição que servia à Linha 7-Rubi e seguia no sentido contrário.
Investigação
O gerente de Relacionamento da CPTM, Sérgio de Carvalho Júnior, disse ao SPTV que a companhia apura as causas do acidente. Segundo ele, a distância entre os dois trens é correta no ponto onde ocorreu o descarrilamento. “O momento é de apurar as causas desta ocorrência”.