Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Entrega das propostas da Linha 6 será 31 de outubro



A entrega das propostas da Parceria Público-Privada (PPP) da Linha 6-Laranja de São Paulo está marcada para 31 de outubro, às 14h, em São Paulo. A PPP da Linha 6 engloba a construção, manutenção e operação da linha que ligará a Brasilândia ao Centro (São Joaquim). A concessão será de seis anos para implantação e mais 19 anos de operação.

A licitação internacional deu vazio no final de outubro e agora é relançada com a alteração de alguns itens que fizeram com que não houvessem interessados, como a questão das desapropriações.  Durante a palestra de encerramento da Semana de Tecnologia da Aeamesp, na sexta-feira (13/09), o secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, explicou que o “mercado ressentiu muito” a questão dos riscos das desapropriações, que serão executadas pela iniciativa privada, mas custeadas pelo Estado. As desapropriações estão estimadas em R$ 673 milhões. Esse acerto será judicializado.

Além das desapropriações, o novo edital contempla a desoneração de PIS-Confins sobre toda a receita de transporte e teve seus indicadores financeiros alterados por conta das oscilações do dólar.  Fala-se no mercado que três ou quatro grupos participarão da licitação. O secretário esclareceu que está otimista com a participação da iniciativa privada no processo e esses grupos podem se unir ou mesmo formarem novos grupos.

O edital da Linha 6 e seus anexos estão disponíveis no site da Secretaria dos Transportes Metropolitanos – www.stm.sp.gov.br , na opção obras, Linha 6 Brasilândia -São Joaquim, na aba “Edital da PPP da Linha 6”.

No evento da Aeamesp, Jurandir Fernandes explicou que a concepção e o desenvolvimento de um projeto leva cerca de oito anos, caso não hajam contestações que paralisem o andamento. Fernandes explicou que quando a Linha 6 chegar a Água Branca o trecho já poderá entrar em operação.

Fernandes explicou ainda que as fases de licenciamento de projeto são demoradas, mas que cada uma das etapas devem ser respeitadas. Para facilitar o processo, algumas licitações podem ser feitas em paralelo. Ele explicou que são necessárias 30 licitações básicas para um projeto e cada leva cerca de 290 dias. Somente antes do projeto funcional são necessárias nove licitações envolvendo EIA-Rima, avaliações ambientais, diagnóstico arqueológico, entre outras.

“Há uma carência de velocidade de projetos”, destacou o secretário ao falar que os processos são longos e demorados. Fernandes destacou que as empresas precisam se modernizar para estruturar “essa avalanche de projetos” que o setor tem pela frente. Ele explicou que é importante existir a figura de um gerente de projetos para gerenciar e dar andamento a esses projetos.

Revista Ferroviária 

Nossas Redes

📝 Blog: diariodacptm.blogspot.com

✉️ Email para Contato: ricardo.brmorato@gmail.com

📸 Instagram Criador: _ricardomorato

📘 Facebook: www.facebook.com/oficialdiariodacptm

🎥 TikTok: @diariodacptm