Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Cartões do bilhete único mensal serão aceitos no Metrô

Ainda falta definir, no entanto, se trens também vão fazer uma única cobrança por mês da passagem

Técnicos do governo do Estado que acompanham a implantação do bilhete único mensal concluíram que o novo cartão poderá ser aceito nos trens do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Falta, agora, o governo tomar a decisão política de adotar, na rede metroferroviára, a cobrança de uma única tarifa, mensal, dentro da rede sobre trilhos da Grande São Paulo.

Para decidir isso, os técnicos precisam avaliar quantas pessoas devem usar os novos bilhetes e quantas vão continuar a comprar os créditos comuns, debitados diariamente, da forma como é feita hoje.

A estimativa do Estado é que de 10% a 20% dos passageiros façam a migração para o bilhete único mensal.

Essa conta é necessária para determinar se será preciso o Estado fazer aporte de subsídios para a operação do metrô e dos trens. Na rede de ônibus, a estimativa é que esse valor chegue a R$ 400 milhões por ano.

O Metrô, historicamente, opera sem aporte de subsídios: o valor pago pelos passageiros consegue sustentar toda a operação. Mas a CPTM precisa de cerca de R$ 500 milhões por ano para manter a passagem no mesmo patamar de metrô e ônibus (com linhas e distâncias maiores, a operação é mais cara).

A expectativa é que a decisão sobre a adoção ou não da cobrança única, mensal, saia até novembro, quando isso vai começar nos ônibus.

Até as 18 horas dessa terça-feira (16), 5.833  pessoas haviam feito cadastro para obter o bilhete único mensal, segundo a SPTrans.

Estadão 

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