SITUAÇÕES DAS LINHAS
710
Serviço 710
Operando
7 Linha 7-Rubi
Operação: 24h por dia, todos os dias
Observações:
- Operação a partir das 4h.
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Ouro
Em Construção
EA Operação: 5h à meia-noite
Grade Horária das Partidas
Todos os dias, inclusive finais de semana e feriados
Partidas:
Da Estação Palmeiras - Barra Funda: Luz, Guarulhos - CECAP, Aeroporto - Guarulhos
Da Estação Aeroporto - Guarulhos: Guarulhos - CECAP, Brás, Luz, Palmeiras - Barra Funda
Horários:
5h | 6h
7h | 8h | 9h
10h | 11h
12h | 13h | 14h
15h | 16h | 17h | 18h | 19h
20h | 21h | 22h | 23h | 0h
Expresso Aeroporto
Operando
10 Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Tamanduateí, com parada na Estação Santo André
Horários: 5h40 | 6h | 6h20 | 6h40 | 7h | 7h20 | 7h40 | 8h | 8h20 | 8h40 | 9h | 16h10 | 16h30 | 16h50 | 17h10 | 17h30 | 17h50 | 18h10 | 18h30 | 18h50 | 19h10 | 19h30 | 19h50 | 20h10
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Santo André, com parada na Estação Tamanduateí
Horários: 5h50 | 6h10 | 6h30 | 6h50 | 7h10 | 7h30 | 7h50 | 8h10 | 8h30 | 8h50 | 16h | 16h20 | 16h40 | 17h | 17h20 | 17h40 | 18h | 18h20 | 18h40 | 19h | 19h20 | 19h40 | 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 08/08/2025, 22:57
Intervalo máximo entre trens: consulte os sites oficiais

Segurança nas passagens de nível da MRS é precária

Em Itaquá, na Vila Japão, moradores se arriscam para ultrapassar os trilhos sem qualquer fiscalização

Conforme DAT verificou, situação é percebida principalmente em bairros de cidades como Guararema e Itaquá

Passado o acidente em que um trem da empresa de transporte de carga MRS Logística arrastou um ônibus escolar em Suzano na semana passada, o Diário do Alto Tietê foi verificar a segurança nas passagens de nível, na via férrea e os acessos clandestinos em Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Guararema e Suzano e constatou graves deficiências no sistema de segurança, que é de responsabilidade da MRS em parceria com as prefeituras.

A falta de preocupação e investimentos na segurança verificada pela reportagem foi reforçada pela opinião das mais de 50 pessoas ouvidas pelo DAT nos quatro municípios por onde os trens de carga circulam dia e noite.

Aproximadamente 80% dos entrevistados criticaram a precária estrutura de segurança na maioria das passagens visitadas. Eles cobraram a instalação de cancelas automáticas, mais sinalização e de pessoas preparadas para evitar a repetição de ocorrências tão sérias quanto a registrada no último dia 22, na passagem de nível da estrada do Caulim, no distrito de Palmeiras, em Suzano.

Raio-X

No levantamento feito para mostrar o nível de segurança nos acessos para carros e pedestres sobre os trilhos, o DAT identificou situações bem distintas. Em Mogi das Cruzes, moradores do distrito de César de Souza não se sentem tão ameaçados quanto os do distrito de Sabaúna, quando perguntados sobre o grau de risco representado pelas passagens existentes.

O fato de a MRS ter melhorado as condições de segurança da passagem de César de Souza anos atrás seria o motivo da menor preocupação de quem passa todos os dias pelo local, que fica mais próximo do centro da cidade.

Em Suzano, a equipe de reportagem verificou cenário parecido. Moradores do Jardim Maitê, que em 2010 ganhou uma passagem subterrânea para ultrapassar os trilhos, construída por meio de uma parceria entre a MRS e a administração do prefeito Marcelo Candido (PT), afirmam estarem menos preocupados. Nos dois casos ficou evidente que quando a concessionária e o pode público, pressionados ou não, investiram para melhorar o sistema e segurança, a população se sentiu mais segura.

Situação precária

Por outro lado, na zona rural de Guararema e, especialmente, em Itaquaquecetuba, onde praticamente nada foi feito para diminuir a sensação de insegurança, os entrevistados não pouparam críticas ao pouco caso de quem deveria investir ou cobrar um controle mais confiável nas passagens oficiais, além de ações de conscientização ou fiscalização para impedir as passagens clandestinas e abusos de condutores e pedestres nos trilhos onde passam os trens de carga.
 
Se a situação vai melhorar ou não é difícil prever, principalmente porque a maioria das prefeituras envolvidas no problema, bem como a MRS Logística, e também a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), não responderam as perguntas encaminhadas pelo DAT sobre medidas de segurança e fiscalização até o fechamento desta edição.

DAT

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