SITUAÇÕES DAS LINHAS
710
Serviço 710
Operando
7 Linha 7-Rubi
Operação: 24h por dia, todos os dias
Observações:
- Operação a partir das 4h.
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Ouro
Em Construção
EA Operação: 5h à meia-noite
Grade Horária das Partidas
Todos os dias, inclusive finais de semana e feriados
Partidas:
Da Estação Palmeiras - Barra Funda: Luz, Guarulhos - CECAP, Aeroporto - Guarulhos
Da Estação Aeroporto - Guarulhos: Guarulhos - CECAP, Brás, Luz, Palmeiras - Barra Funda
Horários:
5h | 6h
7h | 8h | 9h
10h | 11h
12h | 13h | 14h
15h | 16h | 17h | 18h | 19h
20h | 21h | 22h | 23h | 0h
Expresso Aeroporto
Operando
10 Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Tamanduateí, com parada na Estação Santo André
Horários: 5h40 | 6h | 6h20 | 6h40 | 7h | 7h20 | 7h40 | 8h | 8h20 | 8h40 | 9h | 16h10 | 16h30 | 16h50 | 17h10 | 17h30 | 17h50 | 18h10 | 18h30 | 18h50 | 19h10 | 19h30 | 19h50 | 20h10
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Santo André, com parada na Estação Tamanduateí
Horários: 5h50 | 6h10 | 6h30 | 6h50 | 7h10 | 7h30 | 7h50 | 8h10 | 8h30 | 8h50 | 16h | 16h20 | 16h40 | 17h | 17h20 | 17h40 | 18h | 18h20 | 18h40 | 19h | 19h20 | 19h40 | 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 08/08/2025, 22:57
Intervalo máximo entre trens: consulte os sites oficiais

S.Caetano quer mais uma estação de trem

Estação Pireli Foto: Estações Ferroviárias 

A Prefeitura de São Caetano negocia com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) a construção de mais uma estação ferroviária no município, entre as paradas do Centro e de Utinga, em Santo André. O objetivo é atender a demanda do bairro Santa Paula e reorganizar as linhas do sistema de ônibus municipal. Em agosto e setembro deste ano, a Linha 10-Turquesa registrou média de 23,5 milhões de embarques diários.

O secretário de Mobilidade Urbana, Iliomar Darronqui, explica que o novo terminal ficaria localizado entre as ruas Botucatu e Piratininga. "O pessoal que mora e trabalha nessa região estava reclamando da grande distância até as estações de trem mais próximas", destaca. A plataforma do Centro fica a cerca de 2,5 quilômetros da de Utinga. "O equipamento atenderia parte dos funcionários da GM e da Petrobras que dependem do transporte público", avalia.

As tratativas para a construção ainda estão em fase inicial. No entanto, Darronqui garante que a ideia foi bem aceita por parte de representantes da empresa estadual. "Se tudo correr bem, a expectativa é que a estação já esteja em funcionamento junto com o Expresso ABC." A previsão é que o trem rápido entre Mauá e a Capital fique pronto em 2014. O titular da Pasta ressalta, porém, que para o projeto sair do papel, o investimento terá de ser aplicado pela CPTM, e não pela Prefeitura.

Com a nova parada, as linhas de ônibus municipais passariam por alterações de itinerário. "Hoje, todo o nosso sistema é direcionado para o terminal central. Isso seria modificado para distribuir melhor a demanda", salienta o secretário. A estação do bairro Santa Maria seria a 14ª da Linha 10-Turquesa, que tem cerca de 35 quilômetros e liga Rio Grande da Serra ao Brás, no Centro da Capital.

A CPTM foi procurada pelo Diário para comentar o assunto e se manifestar sobre a viabilidade e os impactos do terminal, mas não deu retorno.

INTEGRAÇÃO

Darronqui garante que nos próximos dias deverá ser assinado o contrato entre a Prefeitura e a CPTM para o início da integração tarifária entre os ônibus municipais e o trem. Com o projeto em vigor, usuários que fizerem baldeação no terminal passarão a ter desconto na passagem. A porcentagem de abatimento do valor ainda não foi definida.

Santo André quer a reabertura da parada Pirelli

Outro projeto em discussão para o sistema ferroviário do Grande ABC é a reativação da Estação Pirelli, fechada pela CPTM em 2006. A construção de empreendimento comercial e habitacional na região, previsto para ficar pronto em 2015, pode impulsionar a reabertura.

O terminal também faz parte do plano para a criação de VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) entre Santo André e Guarulhos. A estação seria o ponto final da linha, que ainda não tem data para sair do papel.
A primeira linha do Metrô a chegar na região será a 18-Bronze, operada por monotrilho. A previsão é que a primeira etapa, da Estação Tamanduateí até o Paço de São Bernardo, fique pronta em 2015. A segunda fase vai até o bairro Alvarenga, na mesma cidade.

Trem facilita rotina, mas muitos optam por carro

A possível construção de estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) no bairro Santa Paula, em São Caetano, entre as paradas do Centro, no município, e de Utinga, em Santo André, divide a opinião da população.

Para alguns moradores entrevistados pelo Diário, o terminal ferroviário não fará diferença, pois optam em utilizar apenas o carro. Já para aqueles que dependem do transporte público e moram nas proximidades, a construção irá facilitar bastante a rotina diária.

O engenheiro Walter Orban, 63 anos, trabalha em São Paulo e utiliza o trem diariamente para chegar até a estação do Centro, pega um ônibus. Para voltar, caminha 25 minutos. "Se for concretizado vai ajudar muito. Mas acho difícil, porque não tem muito espaço para a construção aqui no bairro. Talvez tenham que fazer alterações em algumas ruas e até em imóveis", opina.

Por morar no meio do caminho entre as duas estações, a dona de casa Valdenice Azevedo Santos de Moraes, 52, ficou feliz com a notícia da negociação. "Quando preciso usar o trem, às vezes vou até Utinga e levo 20 minutos andando, ou até o Centro, que é cinco minutos a mais. Assim, vou reduzir muito o percurso", diz.

REGIÃO

A criação do terminal ferroviário também agradou aos moradores de outras cidades do Grande ABC que trabalham em São Caetano.

O açougueiro José Ribeiro, 45, levanta às 5h para pegar o trem em Rio Grande da Serra e leva quase duas horas para ir ao trabalho. Quando chega na estação Utinga, caminha até o bairro Santa Paula. "Se construírem mesmo vai ficar muito mais perto do açougue e vou conseguir dormir mais um pouquinho."
A ajudante geral de Mauá Adriana Ornilo, 26, espera trocar o ônibus pelo trem. A jovem estuda à noite e sempre se atrasa para a escola. "Levo cerca de duas horas de São Caetano até Mauá. Com o trem, o percurso seria muito mais vantajoso", acredita. (Bruna Gonçalves)

Nenhum comentário:

Conecte-se com o Diário da CPTM

Nossas Redes: 🌐 Site Oficial www.diariodostrilhos.com 📝 Blog diariodacptm.blogspot.com 📸 Instagram _ricardomorato 📘 Facebook www.facebook.com/oficialdiariodacptm 🎥 TikTok www.tiktok.com/@diariodacptm ✉️ Email para Contato ricardo.brmorato@gmail.com