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21 de novembro de 2012

CPTM inicia modernização de estação ao custo de R$ 16 mi


Apesar da iniciativa, usuários elogiam estrutura atual e afirmam que local nem precisaria das adequações

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) iniciou há poucos dias a obra para modernização da estação central de Poá. O investimento para adequação da estrutura que atende cerca de 300 mil passageiros por dia poderá chegar a R$ 16 milhões.

Nessa fase inicial dos trabalhos o que mais chama a atenção na iniciativa da CPTM é a inusitada avaliação feita por vários usuários do serviço ouvidos pelo Diário do Alto Tietê no final da manhã de ontem. Para os entrevistados, as atuais instalações de embarque e desembarque estão em boas condições de uso e nem precisariam passar por adequação ou modernização.

Inaugurada em 1984, a estação poaense dispõe de cobertura nas escadas que dão acesso às plataformas, banheiros públicos e razoável acessibilidade para usuários que tem mobilidade reduzida. As facilidades oferecidas aos passageiros que utilizam a estação de Poá são bem maiores, por exemplo, que as oferecidas pela CPTM aos usuários de estações instaladas em Itaquaquecetuba, que só deverão ser revitalizadas a partir de 2013.

As atuais estruturas de embarque nas estações de Suzano e Ferraz, que recebem até 50% mais passageiros por dia que a estação de Poá, também são inferiores. Em Suzano, as escadas de acesso às plataformas só deverão ganhar cobertura em 2014, com a inauguração da nova estação que está sendo construída no centro.

Projeto

Para os estudantes Gabriel Santos Silva e Hélder da Costa, não é preciso fazer grandes investimentos no prédio, que completará 30 anos de inauguração em 2014. Gabriel chegou a dizer que a estação do centro da cidade oferece melhores condições aos usuários que a estação de Calmon Viana, cuja reconstrução ao custo de pouco mais de R$ 8 milhões, foi entregue pela CPTM em 2010. "Se colocarem escadas rolantes ficará melhor ainda (a de Poá), mas hoje ela é melhor que a de Calmon", observou o adolescente.

E mesmo com os usuários (entrevistados) satisfeitos com a estrutura, a companhia começou os trabalhos pela construção de um escritório que deverá servir de base de operações da empreiteira Pedra Coral, contratada pelo governo do Estado por meio de concorrência pública para reconstruir a estação.

O DAT questionou a assessoria de Imprensa da CPTM sobre o que vai melhorar na estação de Poá com as obras de R$ 16 milhões, mas, em razão do feriado de hoje na capital, a companhia deverá se manifestar amanhã sobre o assunto.

DAT