ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

25 de novembro de 2012

Guararema voltará a viajar nos trilhos da Maria Fumaça em 2013

Locomotiva de 1930 puxará três vagões com capacidade para transportar 150 pessoas em cada viagem em 2013

A Prefeitura de Guararema trabalha com a expectativa de colocar um trem turístico para circular entre o centro da cidade e estação desativada que fica no bairro Luis Carlos ainda no primeiro semestre de 2013. 

Segundo a assessoria de Imprensa do prefeito Marcio Alvino (PR), faltam apenas alguns detalhes referentes à restauração da estação antiga para que a Maria Fumaça inicie o transporte dos turistas em uma extensão de aproximadamente sete quilômetros pelos trilhos que hoje são usados, exclusivamente, pelos trens de carga da empresa MRS Logística. 
  
A Maria Fumaça 353, conhecida como Velha Senhora, conta com três carros de passageiros da década de 1930, que comportam, ao todo, 150 passageiros. O trem, que chegou na cidade no mês passado, é guardado como uma relíquia valiosíssima em uma ´casa de vidro´ construída especialmente para guardar e exibir a imponente locomotiva, cuja conquista foi trabalhada da forma quase que obsessiva pelo prefeito Alvino desde que assumiu em 2008 o comando da prefeitura 

História

 "Para o início da circulação da Maria Fumaça é necessário finalizar as obras em Luis Carlos, onde será o receptivo do passeio. A revitalização da estação de Luiz Carlos foi feita por meio do Proac (Programa de Ação Cultural) do governo do Estado, onde a empresa Fibria repassou R$ 600 mil para o restauro da estação. O Passeio Cultural Guararema/Luis Carlos foi idealizado para resgatar e valorizar a história e o patrimônio de nossa cidade", destacou a assessoria de Imprensa da prefeitura, que foi procurada para informar quando a máquina deverá iniciar as viagens.

Guararema, segundo a assessoria, tem seu desenvolvimento diretamente ligado à história da ferrovia. "A cidade cresceu na cadência e sob o apito de uma Maria Fumaça e esse passeio promoverá uma saudável volta ao passado. Atividades pedagógicas e artísticas serão implantadas para contar a história de nosso município e do transporte ferroviário", adiantou o setor de comunicação da administração municipal.

 De acordo com a prefeitura, na programação de viagens haverá um dia na semana com passeios gratuitos destinados às creches e escolas, participantes de programas sociais do município, do grupo da Melhor Idade e moradores da cidade.

DAT

Curta nossa página no facebook