Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

30 de novembro de 2012

Obras de modernização alteram operação da CPTM e Metrô SP

Por conta de obras de modernização e testes nas linhas, o Metrô de São Paulo e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) terão mudança no funcionamento das estações neste fim de semana.

Metrô

Neste domingo (2), o Metrô dará continuidade à modernização do sistema terceiro trilho, equipamento responsável pela distribuição de energia elétrica que permite a movimentação dos trens. Dessa vez a troca ocorrerrá entre o trecho entre as estações Corinthians-Itaquera e Patriarca, na Linha 3-Vermelha.

Na troca do sistema terceiro trilho, as estações Artur Alvim e Patriarca ficarão abertas ao público, porém nestas estações o embarque e o desembarque dos passageiros será realizado exclusivamente pela mesma plataforma. Pela extensão do trecho programado para o serviço de troca, a circulação dos trens no trecho entre as estações Corinthians-Itaquera e Patriarca será realizada por uma única via, estratégia operacional denominada "via singela".

A troca de 1.500 metros do terceiro trilho tem início à 1h da manhã do domingo e envolverá cerca 150 empregados terceirizados e 30 empregados das equipes de manutenção, operação e segurança do Metrô. A previsão é que os trabalhos estejam concluídos antes da abertura das estações na segunda-feira, dia 3, às 4h40.

Para facilitar a mobilidade dos usuários, o Metrô acionará o PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) na CPTM, que nesse dia reforçará a frota de trens em circulação na Linha 11-Coral da CPTM(Luz-Estudantes) durante todo o domingo.

Para informar os usuários sobre este evento, no sábado, 1/12, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens e por meio de cartazes nas estações, além de publicações nas redes sociais. O quadro de funcionários das estações citadas será reforçado.

CPTM

Em razão das obras da infraestrutura, a operação de trens na CPTM será realizada com maior intervalo nas linhas impactadas pelas obras, neste fim de semana.

Linha 7-Rubi (Luz - Francisco Morato - Jundiaí): das 20h do sábado até as 6h do domingo, haverá implantação e remanejamento de equipamentos do sistema de alimentação elétrica dos trens entre as estações Pirituba e Piqueri.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi) : no sábado, a partir das 20h até o fim da operação comercial, haverá substituição de componentes do sistema de alimentação elétrica dos trens na região da estação Palmeiras-Barra Funda. No domingo, das 8h até as 18h, haverá serviços de transporte de materiais e equipamentos na estação Palmeiras-Barra Funda.

Linha 9-Esmeralda (Osasco - Grajaú): no sábado, das 20h até o fim da operação comercial, serão instalados equipamentos de sistema de alimentação elétrica dos trens na região da estação Santo Amaro. No domingo, das 20h até meia-noite, os serviços serão realizados entre as estações Ceasa e Cidade Universitária.

Linha 11-Coral (Guaianazes - Estudantes): no sábado das 20 horas até o final da operação comercial, haverá serviços de lançamento de vigas e remoção de estruturas entre as estações Jundiapeba e Suzano. Em razão disso, a circulação de trens será interrompida entre essas estações. Para transportar os usuários, será implantada a Operação PAESE (ônibus gratuitos).

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana): das 20h de sábado até as 6h de domingo, haverá intervenções no sistema de energia de alimentação dos trens no trecho entre as estações São Miguel Paulista e Jardim Helena-Vila Mara.


Portal IG