Unidades do Corpo de Bombeiros do Vale do Paraíba foram mobilizadas para resgatar as vítimas do acidente, que ocorreu por volta das 18h20.
O trabalho de retirada dos sobreviventes foi concluído às 23h, mas a perícia deve permanecer na ferrovia até o começo da madrugada. Os dois corpos ainda não foram retirados do local.
De acordo com profissioinais que atuaram no socorro às vítimas, pelo menos nove ficaram gravemente feridas e foram levadas para o Hospital Regional de Taubaté. As demais, muitas com fratura exposta, foram levadas para o hospital de Pindamonhangaba e de Campos do Jordão.
No fim da noite deste sábado, o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, saiu de São Paulo com destino à sede da Estrada de Ferro, em Pindamonhangaba. Ele não havia chegado ao local até às 23h.
As primeiras informações são de que o bondinho descarrilou e bateu na serra, na altura do Km 26 da ferrovia, em Santo Antônio do Pinhal (SP).
O local é de difícil acesso e, por isso os bombeiros montaram uma base às margens da Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123) para facilitar o socorro às vítimas.Os feridos estão sendo levados para hospitais de Taubaté.
Um das vítimas fatais era guia turístico terceirizada da ferrovia e a outra, uma passageira. As causas do acidente ainda serão investigadas.
G1
Atualizado em 04/11/2012 00h34