Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

25 de novembro de 2012

Imagens mostram exato momento em que trem atinge ônibus escolar

Assista o vídeo 
As câmeras de monitoramento de uma empresa que fica próxima à passagem de nível, onde um trem de carga atingiu um ônibus escolar na manhã desta quinta-feira (22), em Suzano, na Grande São Paulo, captaram o momento exato do acidente.

Na hora da colisão, apenas o motorista Josimar Nascimento dos Santos e a irmã dele, que trabalha como monitora, Jociara Nascimento dos Santos, estavam no ônibus. Eles foram encaminhados com ferimentos leves para a Santa Casa de Suzano.

A imagem mostra que o ônibus não diminui a velocidade ao cruzar a linha férrea. Também não é possível perceber se o coletivo faz menção de que vai parar. Logo após a batida, o trem arrasta o ônibus escolar para fora da imagem. De acordo com a polícia, a locomotiva empurrou o veículo por aproximadamente 100 metros.

Segundo a investigação, o motorista do ônibus teria sido negligente ao não respeitar a sinalização visual que existe no local. Um boletim de ocorrência de lesão corporal culpossa na direção de veículo automotor foi registrado na Delegacia de Palmeiras, que é distrito de Suzano. "O local é sinalizado e o motorista passa ali todos os dias", disse o delegado Fátimo Aparecido Rodrigues.

No histórico do documento policial, o maquinista relatou ter acionado as buzinas do trem mais de uma vez. Bruno Gabriel de Freitas, de 11 anos, ia pegar o ônibus para ir à escola: "Eu escutei a buzina lá debaixo. Eu pensei que o motorista ia parar", diz o garoto.

Ainda de acordo com o delegado, os proximos passos da investigação irão depender do depoimento da irmã do motorista, que viajava no ônibus. "Verificando a negligência, nós vamos verificar se a irmã do motorista vai querer representar contra ele. Depois, vamos encaminhar para o Fórum", explica o delegado.


Acidente

A colisão ocorreu por volta das 7 horas. O ônibus tinha acabado de sair da garagem da empresa que fica no bairro Caulim, distrito de Palmeiras, em Suzano e seguia em direção à Rodovia Índio Tibiriça. A linha férrea pertence a empresa MRS Logística, empresa de trens de carga. O impacto arrastou o ônibus por aproximadamente 100 metros. O local não tem cancela, mas, segundo a polícia, a passagem de nível possui sinalização visual. O ônibus faz o transporte de alunos da Escola Estadual Campos de Menezes.


Assista o vídeo 

G1

Curta nossa página no facebook