Maquete do Monotrilho INNOVA 300 da Linha 15-Prata |
A Bombardier, membro do Consórcio Expresso Monotrilho Leste foi contratada pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (CMSP) para projetar, fornecer e instalar o sistema de monotrilho INNOVIA Monotrilho 300, numa Linha com 24 quilômetros de extensão, em São Paulo.
A nova Linha 15-Prata irá conectar de Vila Prudente em São Paulo com a Cidade Tiradentes, terá uma nova capacidade inicial de transportar de 40.000 passageiros por hora, por direção (pphpd) e uma capacidade final de 48.000 pphpd quando completamente equipada.
Atualmente, o trajeto entre os bairros de Vila Prudente e Cidade Tiradentes leva mais de duas horas, o novo sistema de INNOVIA Monotrilho 300 reduzirá o tempo desse trajeto para aproximadamente 50 minutos, beneficiando meio milhão de usuários por dia.
A Bombardier projetará e fornecerá os elementos eletro-mecânicos para os 24km e 17 estações da Linha. incluindo 54 trens de 7 carros (num total de 378 carros), equipados com tecnologia de controle automático de trens Bombardier Cityflo 650 para operação automática sem condutor, e também será responsável pelo gerenciamento do projeto, integração e engenharia de sistemas, testes e colocação em serviço dos novos trens e sinalização, Os trens da Bombardier em Hortolândia, inaugurada em Abril de 2012. O sistema será concluído em 2016.
O Consórcio Expresso Monotrilho Leste é liderado pela construtora Queiroz Galvão e tem como membros a construtora OAS e a Bombardier como fornecedora da componente eletro-mecânica.
A Queiroz Galvão, principal empreiteira, gerenciará todas as obras civis para o sistema INNOVIA Monotrilho 300, inclusive a construção da Linha.
Diário da CPTM