TESTE

Situações das Linhas
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7
Rubi
Operação Normal
10
Turquesa
Operação Normal
11
Coral
Operação Normal
12
Safira
Operação Normal
13
Jade
Operação Normal
8
Diamante
Operação Normal
9
Esmeralda
Operação Normal
1
Azul
Operação Normal
2
Verde
Operação Normal
3
Vermelha
Operação Normal
4
Amarela
Operação Normal
5
Lilás
Operação Normal
15
Prata
Operação Normal
Atualizado em: 07/08/2025, 12:47
Intervalo máximo entre trens: consulte os sites oficiais

Expresso Jundiaí ainda demora


Amanhã, 15 de setembro, a CPTM estará publicando no seu site o edital de licitação dos projetos básico e executivo para a implantação do Trem Expresso Jundiaí.

O endereço eletrônico é www.cptm.sp.gov.br, e o texto pode ser baixado livremente. Escolhido o vencedor, será preciso esperar quatro anos para a conclusão dos projetos, o que por sua vez condiciona a abertura de PPP, segundo Silvestre Rocha Ribeiro, diretor de Planejamento da CPTM. "não podemos oferecer PPP sem ter a modelagem, e não podemos ter a modelagem sem o projeto executivo". A possibilidade de recorrer a uma MIP (Manifestação de Interesse Privado), como tem feito o Metrô de São Paulo, para acelerar o processo é descartada por Silvestre: "não precisamos disso".

O  eventual desinteresse dos parceiros privados - como aconteceu no Expresso Aeroporto -  também não o preocupa. Hoje, a CPTM tem no seu programa de obras a Linha 13-Jade para Guarulhos, partindo do Brás,  e estuda a  Linha 14-Ônix para o aeroporto, saindo da Luz. Nada impede que o mesmo aconteça com o Expresso Jundiaí:  "você acha que o governo estaria disposto a gastar R$ 150 milhões num projeto que não pretende executar?", pergunta o diretor.

O Expresso Jundiaí será um serviço rápido de ligação entre Jundiaí e São Paulo, com cerca de 47 km de extensão e tempo de viagem estimado em 25 minutos, e seguirá ao lado da atual ferrovia, que passa por Perus. A viagem terá duas paradas, uma na Água Branca, na capital paulista, e a outra no centro da cidade do interior. O valor do investimento na obra é estimado em R$ 3,2 bilhões.

Revista Ferroviária

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