Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
710 Serviço 710
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Serviço 710
Operando
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
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Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
10 Expresso L10
Horário: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Expresso L10
Operando
Atualizado em: 13/08/2025, 07:50:00
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Trem falha e Linha 4 do Metrô tem lentidão no pico

Um trem da Linha 4-Amarela, considerada a mais tecnológica do Metrô de São Paulo, falhou e deixou de abrir as portas na Estação República, sentido Luz, por volta das 17h40 desta segunda-feira, 16. Devido a isso, um funcionário da ViaQuatro, concessionária responsável pelo ramal, teve que assumir o comando da composição, abrindo as portas e guiando o trem no modo manual.

Problema ocorreu na porta de uma composição, que teve que ser conduzida por um funcionário

O problema é que, nessas situações, o trem só pode atingir a velocidade máxima de 30 km/h, bem abaixo do normal, entre 60 e 80 km/h. Isso fez com que o tempo de espera nas plataformas nas seis estações da linha aumentasse consideravelmente em pleno horário de pico.

Embora o trem tenha sido recolhido às 17h50 na Estação Paulista, passageiros ainda reclamavam dos reflexos da demora e da superlotação às 18h45. Uma usuária publicou uma foto no Twitter da fila da catraca na Estação Faria Lima subindo as escadas e quase chegando à entrada, na rua.

Segundo a ViaQuatro, o operador levou o trem até a Estação Luz. Depois, a composição voltou, passando por República e Paulista. Questionada se a operação em manual não é mais perigosa, a assessoria de imprensa da concessionária afirmou que não. O trem foi recolhido para uma área de estacionamento perto da Estação Paulista.

A concessionária não informou qual é o número dessa composição. Todos os trens da Linha 4-Amarela foram fabricados em 2009 na Coreia do Sul pelo consórcio Siemens-Hyundai Rotem, segundo a ViaQuatro, que não especificou o motivo da falha de hoje.

Na última sexta-feira, 13, uma falha em uma porta de plataforma já havia provocado transtornos aos usuários na Estação República durante o rush da volta para casa. Na semana passada, o Jornal da Tarde também mostrou que alguns trens da linha já tiveram goteiras devido à condensação da água do ar-condicionado.

Às 18h53, todas as demais linhas do Metrô operavam com velocidade reduzida, principalmente devido à chuva. A Linha 1-Azul, no entanto, estava mais devagar devido a uma falha na Estação Sé.

Estadão

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