No dia 17, o Governador relançou a construção, como se fosse uma obra prometida há poucos meses, quando na verdade, o que ocorreu foi o relançamento da licitação e a contratação de novas empreiteiras para a obra. Bastaria a continuidade da construção, sem a necessidade de lançar algo que estava lançado há oito anos. Para quem não conhece o histórico, a informação de que "foi dado início à obra de construção da estação" pode ser facilmente vendida como algo novo, quando sabemos que não é. O novo prazo para construção da nova estrutura é de 36 meses. Prazo linear, sem contar os possíveis imprevistos que poderão ocorrer. Enquanto isso, a estação provisória continua em operação.
A NOVA ESTAÇÃO
A nova estação, após concluída, terá três plataformas, dois acessos: um deles fará a ligação da estação ao terminal rodoviário e o outro chegará até a Rua Gerônimo Garcia.Além disso, a estrutura contará com cinco escadas rolantes e três elevadores, atendendo à legislação para acessibilidade.
Governador Geraldo Alckmin chega em Francisco Morato para relançar obras da nova estação |
Assessores e demais autoridades estiveram presentes no relançamento da obra |
Há oito anos, Francisco Morato possui uma estação provisória |
Ainda em 2010, outra estação também foi inserida no plano de reconstrução: a estação Jaraguá (zona norte da capital) teve a licitação aprovada para que a reconstrução da estação fosse executada. As obras até foram iniciadas, porém, paralisadas pouco tempo depois. Houve apenas a informação de que a licitação teria de ser refeita; as placas da 'nova estação' fora retiradas e a estação permanece do jeito que está. Não há previsão para retomada das obras.
TEXTO: Marcos Paullo
FOTOS: Ricardo Guimarães