Com a confirmação da paralisação dos metroviários, agendada para esta quinta-feira (18/1), a CPTM adotará no início da operação comercial – às 4 horas da manhã – uma série de medidas para atender ao possível aumento da demanda:
O horário de pico, no período da manhã (das 5h às 8h), será estendido em todas as linhas até que a demanda de usuários seja reduzida. A mesma estratégia será adotada no pico da tarde, das 17h às 20h, caso os metroviários não retornem suas atividades durante o dia.
A CPTM solicitará à SPTrans a alteração do itinerário dos ônibus com destino à Corinthians-Itaquera, de forma a redistribuir os coletivos nas demais estações, visando organizar o fluxo de usuários nesta região.
A estação Corinthians-Itaquera, da Linha 11 Coral, permanecerá fechada para embarque e desembarque e somente será restabelecida ao sistema após verificação da capacidade de atendimento da oferta e demanda na Linha.
A operação da Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato) será estendida até a Estação Brás, para facilitar a transferência na região central.
Haverá reforço no contingente de segurança nas estações.
Para evitar o acúmulo nas plataformas, poderá ser adotado o controle de fluxo de usuários nas estações mais movimentadas.
A CPTM fixará cartazes com orientações na entrada das estações de transferência entre CPTM e Metrô. Também serão emitidos AP (avisos públicos) nos trens e estações.
Mais informações poderão ser obtidas no Serviço de Atendimento ao Usuário, telefone 0800 055 0121, que funciona 24 horas.
CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos