SITUAÇÕES DAS LINHAS
710
Serviço 710
Operando
7 Linha 7-Rubi
Operação: 24h por dia, todos os dias
Observações:
- Operação a partir das 4h.
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Ouro
Em Construção
EA Operação: 5h à meia-noite
Grade Horária das Partidas
Todos os dias, inclusive finais de semana e feriados
Partidas:
Da Estação Palmeiras - Barra Funda: Luz, Guarulhos - CECAP, Aeroporto - Guarulhos
Da Estação Aeroporto - Guarulhos: Guarulhos - CECAP, Brás, Luz, Palmeiras - Barra Funda
Horários:
5h | 6h
7h | 8h | 9h
10h | 11h
12h | 13h | 14h
15h | 16h | 17h | 18h | 19h
20h | 21h | 22h | 23h | 0h
Expresso Aeroporto
Operando
10 Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Tamanduateí, com parada na Estação Santo André
Horários: 5h40 | 6h | 6h20 | 6h40 | 7h | 7h20 | 7h40 | 8h | 8h20 | 8h40 | 9h | 16h10 | 16h30 | 16h50 | 17h10 | 17h30 | 17h50 | 18h10 | 18h30 | 18h50 | 19h10 | 19h30 | 19h50 | 20h10
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Santo André, com parada na Estação Tamanduateí
Horários: 5h50 | 6h10 | 6h30 | 6h50 | 7h10 | 7h30 | 7h50 | 8h10 | 8h30 | 8h50 | 16h | 16h20 | 16h40 | 17h | 17h20 | 17h40 | 18h | 18h20 | 18h40 | 19h | 19h20 | 19h40 | 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 08/08/2025, 22:57
Intervalo máximo entre trens: consulte os sites oficiais

1ª viagem do Metrô feita em São Paulo completará 40 anos

Da esq. para a dir., Antonio Lazarini, Carlos Chassot e Alfredo Nery Filho, estavam na 1ª viagem do Metrô
No dia 14 de setembro de 1974 o gaúcho Carlos Acir Chassot teve a responsabilidade de operar a primeira viagem do Metrô de São Paulo.

De uma sala ao lado da estação Jabaquara, ele utilizou imãs, cada um simbolizando um dos trens, em cima de um painel metálico.

Por rádio se comunicava com os maquinistas dentro dos carros para saber a localização de cada um. À medida em que fazia isso, ia alterando a posição dos imãs, garantindo que dois trens não ocupassem o mesmo trilho.

A viagem ocorreu em um sábado e teve a presença de autoridades. A operação para o público, só na segunda-feira seguinte, das 9h às 13h e só em dias úteis. "Precisávamos aprender a operar um metrô na prática", diz Chassot.

Apesar da novidade, São Paulo estava atrasada em relação a outras grandes cidades da América Latina -Buenos Aires, por exemplo, inaugurou o seu metrô em 1911, e a Cidade do México em 1969.

O trem percorreu as primeiras sete estações da linha 1- Jabaquara, Conceição, São Judas, Saúde, Praça da Árvore, Santa Cruz e Vila Mariana.

A cada parada as autoridades desciam para participa de uma cerimônia com fanfarras e desfile de escolas da região.

"Até então o Metrô fazia duas coisas: gastava dinheiro e fazia buraco" diz Antônio Lazarini, outro dos primeiros operadores do Metrô. Os dois eram mecânicos na Varig e foram recrutados em uma padaria na rua Vieira de Moraes.

"Paramos para tomar um café e chegou um conhecido nosso da Varig com o Antônio Preto, responsável pelo pessoal do Metrô, e ele nos convidou", explica Chassot. "Entramos no meu fusca e fomos fazer a entrevista".

"O Metrô pagava o dobro", diz Lazarini. A dupla, com 20 anos na época, estudava na Fatec. Logo depois de contratados, os dois foram tema de uma reportagem da Folha com os responsáveis (na foto ao lado) por operar os trens.

BUZINA DE BICICLETA

Para aprenderem a operar a novidade, partiram para um estágio de dois meses no México. Durante a viagem, eles perceberam que era necessário um alarme para avisar quando a porta iria fechar, o que não estava planejado.

A solução foi comprar buzinas de bicicletas para os trens. Os maquinistas tocavam antes das portas se fecharem, impedindo acidentes.

Lazarini foi o responsável por dirigir o primeiro teste de um trem, ainda em 1972, na presença do então presidente Emílio Garrastazu Médici.

"Ele veio ver o trem andar automático, que era uma grande novidade, mas na verdade eles mal andavam" diz.

"O Médici foi lá e apertou o botão e o trem andou. Na verdade, ele apertou o botão, alguém fez um sinal e outra pessoa gritou 'pode andar' e eu operei o trem. Isso que chamaram de automático".

No início, as dúvidas sobre a viabilidade do metrô existiam até mesmo entre os funcionários da empresa.

"Quando entrei no Metrô, pensava se aquele negócio iria para frente. Só tive certeza com os trens andando" diz o arquiteto Alfredo Nery, na companhia desde 1973.

Folha

Nenhum comentário:

Conecte-se com o Diário da CPTM

Nossas Redes: 🌐 Site Oficial www.diariodostrilhos.com 📝 Blog diariodacptm.blogspot.com 📸 Instagram _ricardomorato 📘 Facebook www.facebook.com/oficialdiariodacptm 🎥 TikTok www.tiktok.com/@diariodacptm ✉️ Email para Contato ricardo.brmorato@gmail.com