SITUAÇÕES DAS LINHAS
710
Serviço 710
Operando
7 Linha 7-Rubi
Operação: 24h por dia, todos os dias
Observações:
- Operação a partir das 4h.
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Ouro
Em Construção
EA Operação: 5h à meia-noite
Grade Horária das Partidas
Todos os dias, inclusive finais de semana e feriados
Partidas:
Da Estação Palmeiras - Barra Funda: Luz, Guarulhos - CECAP, Aeroporto - Guarulhos
Da Estação Aeroporto - Guarulhos: Guarulhos - CECAP, Brás, Luz, Palmeiras - Barra Funda
Horários:
5h | 6h
7h | 8h | 9h
10h | 11h
12h | 13h | 14h
15h | 16h | 17h | 18h | 19h
20h | 21h | 22h | 23h | 0h
Expresso Aeroporto
Operando
10 Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Tamanduateí, com parada na Estação Santo André
Horários: 5h40 | 6h | 6h20 | 6h40 | 7h | 7h20 | 7h40 | 8h | 8h20 | 8h40 | 9h | 16h10 | 16h30 | 16h50 | 17h10 | 17h30 | 17h50 | 18h10 | 18h30 | 18h50 | 19h10 | 19h30 | 19h50 | 20h10
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Santo André, com parada na Estação Tamanduateí
Horários: 5h50 | 6h10 | 6h30 | 6h50 | 7h10 | 7h30 | 7h50 | 8h10 | 8h30 | 8h50 | 16h | 16h20 | 16h40 | 17h | 17h20 | 17h40 | 18h | 18h20 | 18h40 | 19h | 19h20 | 19h40 | 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 08/08/2025, 22:57
Intervalo máximo entre trens: consulte os sites oficiais

Técnicos da CPTM devem participar da sindicância que apura o acidente na (EFCJ)


Técnicos da CPTM devem participar da sindicância que apura o acidente.

Dois dias após o acidente com um bondinho que matou três e feriu 41 pessoas, o diretor da Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ), Airton Camargo, disse na tarde desta segunda-feira (5) que ainda é cedo para apontar as causas do acidente.

Ele informou que a EFCJ recebeu investimentos de mais de R$ 15 milhões nos últimos dois anos na manutenção da infraestrutura e dos veículos utilizados no corredor ferroviário, na Serra da Mantiqueira.
Segundo o diretor, em 2011 foram aplicados R$ 7 milhões na contenção de encostas - que desmoronaram durante as chuvas de verão -, estabilização de taludes e construção de galerias de drenagem. O aporte também foi usado para compra de maquinário.

Neste ano, mais R$ 7 milhões foram disponibilizados para obras de manutenção, troca de dormentes e  limpeza. Duas empresas foram contratadas ao custo R$ 3,3 milhões. O serviço começou a ser feito em setembro e deveria se estender até dezembro. O veículo envolvido no acidente foi modernizado e entregue em junto ao custo de R$ 1,1 milhão.

Apesar disso, relatos de passageiros entrevistados pelo G1 dão conta de incidentes envolvendo as automotrizes no percurso entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão - mesmo do trem acidentado. Só neste ano teriam sido seis ocorrências.

A direção da EFCJ não confirma os números e aponta que essas falhas têm que ser investigadas."Existem situações que temos registro de que a automotriz realmente parou no meio do trajeto, mas não por problemas mecânicos. Teve uma situação por exemplo que tivemos problemas na sub-estação de energia", explicou Camargo.

Sindicância

Ele explicou que a sindicância instaurada na madrugada do último dia 3, logo após o acidente, terá prazo mínimo de 30 dias para ser concluída podendo ser prorrogada. No mesmo período, o trem deixa de operar no trajeto do acidente.

Técnicos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vão compor a sindicância. "O trabalho vai analisar inclusive os registros de problemas operacionais que eventualmente tenham ocorrido recentemente", disse Camargo.

Os funcionários da CPTM estiveram nesta segunda-feira (5) em Santo Antônio do Pinhal, local do acidente, analisando a melhor forma de retirar o veículo dos trilhos. O Exército deve ajudar neste trabalho.

Segurança

Sobre a falta de aparato de segurança para o transporte de passageiros nos trens, o diretor esclareceu que não existe norma específica que regulamente a questão. "Não existe uma regulamentação que regulamente o uso sobre cintos de segurança. Não o adotamos aqui", admitiu Camargo.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Transportes Metropolitanos, todas as famílias envolvidas ou afetadas pelo acidente serão indenizadas.

O Governo do Estado disponibilizou o telefone 0800 05 50121 para atendimento aos parentes e vítimas do acidente.

Entenda o caso

O bondinho turístico que descarrilou por volta das 18h20 na altura do quilômetro 26, sentido Pindamonhangaba, e bateu contra um barranco. Unidades do Corpo de Bombeiros do Vale do Paraíba foram mobilizadas para resgatar as vítimas do acidente. Foram 25 viaturas entre veículos dos bombeiros e da polícia, além de 11 ambulâncias. O local era de difícil acesso.

O trabalho de retirada dos sobreviventes foi concluído por volta das 23h do último sábado (3). Foram três vítimas fatais, todas mulheres - sendo uma grávida. Os demais feridos foram levadas para o Hospital Regional e Pronto Socorro, ambos em Taubaté, além de unidades médicas em Campos do Jordão e Pindamonhangaba.

Um comentário:

Carlos disse...

Basta procurar um pouco na web para encontrar imagens e até vídeo de vários descarrilhamentos neste ano.
Aqui é um ocorrido em junho http://www.youtube.com/watch?v=H-5u6teTMG0

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