Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Feridos em acidente na CPTM têm alta de hospitais em SP

Colisão entre trem e locomotiva de manutenção teve 51 vítimas.
Segundo governo, falha humana causou acidente.


As cinco vítimas do acidente entre duas composições da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que colidiram nesta quarta-feira (15) que estavam internadas receberam alta médica nesta quinta (16). O acidente aconteceu na Estação Vila Clarice, da Linha 7-Rubi. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, os feridos estavam em hospitais da Vila Penteado, de Taipas e de Mandaqui.
No total, 51 pessoas ficaram feridas – duas em estado mais grave, com traumatismo craniano. A central de controle registrou as conversas entre os operadores e a maquinista da locomotiva, que recebeu autorização para seguir. A primeira conclusão é de que houve falha humana, segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.
“Nós já temos indícios que foi dado autorização pra ela entrar na via, então nós queremos saber como é que essa autorização e por que foi dada”, explicou Fernandes. “Nós fizemos todos os testes técnicos e operacionais na via. E aí foi possível entender que não havia nenhuma falha técnica do sistema”, disse Francisco Pierrini, gerente geral de operação da CPTM.
Foi o segundo acidente na CPTM neste ano. Há menos de um mês, duas composições bateram de frente em Itapevi, na Grande São Paulo, ferindo sete pessoas. Em julho de 2011, um trem em movimento bateu em outro que estava parado aguardando sinalização para seguir. Mais de 40 pessoas ficaram feridas.
Quando dois trens se aproximam, a cerca de 300 metros um do outro, o sistema de sinalização da CPTM reduz automaticamente a velocidade da composição para 20 km/h. Mas quem freia é o maquinista. Até 2014, a companhia promete um novo sistema que para os trens independentemente da ação humana.
A modernização vai permitir que a ferrovia atenda mais passageiros – os trens poderão operar com intervalo menor.

Fonte: G1

Nossas Redes

📝 Blog: diariodacptm.blogspot.com

✉️ Email para Contato: ricardo.brmorato@gmail.com

📸 Instagram Criador: _ricardomorato

📘 Facebook: www.facebook.com/oficialdiariodacptm

🎥 TikTok: @diariodacptm