22 de dezembro de 2013

Novo sistema de sinalização já funciona aos domingos na Linha 2-Verde do Metrô

J49 partindo de Santos-Imigrantes / Foto: Ricardo Guimarães
Começou a funcionar na semana passada (em toda a extensão da linha) um sistema que promete reduzir em 20% a espera dos passageiros na linha 2-verde do metrô de São Paulo, inicialmente o sistema só funciona aos domingos. "De acordo com o desempenho apresentado pelo sistema, a operação nesse modo será estendida para os sábados e posteriormente para dias comerciais", afirma a empresa.

Chamado de CBTC (Comunication-Based Train Control), ele é mais moderno que o atual e promete reduzir o intervalo entre os trens, que hoje é de 160 segundos, em média.

No formato atual, a localização dos trens é enviada à central de operações por cabos de fibra ótica apenas em alguns pontos fixos. Por segurança, as composições precisam ficar a 150 metros umas das outras.

O novo modelo, baseado em comunicação por radiofrequência, permite a localização em tempo real em todos os trechos --o que garante uma distância menor entre as composições.

Na prática, o menor intervalo pode ajudar a reduzir a superlotação. No ano passado, a média de ocupação da linha 2-verde no horário de pico da tarde foi de 5,7 passageiros por metro quadrado.

Fonte: Diário da CPTM 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).