19 de julho de 2013

Metrô dá mais um passo para a ampliação da Linha 5-Lilás até Jardim Ângela

Metrô lança licitação para execução de investigações geotécnicas

A Companhia do Metrô dá mais um passo para a expansão da Linha 5-Lilás do Metrô até Jardim Ângela. Após a contratação do projeto funcional, ocorrida no último dia 26, hoje (11/07) foi lançado o edital de licitação para contratação de empresa para realizar as sondagens geotécnicas no trecho entre a estação Capão Redondo e o bairro Jardim Ângela.

O estudo geotécnico é fundamental para identificar com precisão a viabilidade do terreno para construção de uma linha metroviária. A partir deste levantamento é possível conhecer as propriedades físicas do subsolo para subsidiar o desenvolvimento do projeto básico.

Em todas as obras em grande escala há necessidade de investigar as características do solo, já que a partir das conclusões do mapeamento geotécnico será possível verificar se o terreno precisará ser tratado antes de receber o empreendimento. Os dados coletados na investigação geotécnica vão basear o projeto básico de expansão do trecho estação Capão Redondo da Linha 5-Lilás até Jardim Ângela.

O traçado inicial aponta que ampliação da linha sentido bairro terá cerca de quatro quilômetros e 3 novas estações: Parque Santo Dias, São José e Jardim Ângela, a expectativa é que sejam transportados, no trecho total da linha, isto é, da Estação Chácara Klabin até a Estação Jardim Ângela, 900 mil passageiros por dia.

Em andamento

Neste momento, está em contratação o projeto funcional dessa extensão, etapa que se definirá o traçado da via e a localização exata das estações. A conclusão deste estudo está prevista para o final do ano. Posteriormente, será realizada licitação para a contratação do projeto básico que apontará maior detalhamento deste traçado. A execução do projeto básico é uma das etapas mais importantes da obra, já que um dos seus principais objetivos é prover o orçamento da obra com precisão adequada, segundo a Lei 8666/93. Além disso, o estudo básico também define o tipo mais adequado de estrutura, apontando em especial quando há necessidade de uma obra subterrânea.

Já está disponível no site do Metrô  (www.metro.sp.gov.br) o edital desta licitação, que se caracteriza por ser do tipo técnico e menor preço. O valor do orçamento estimado pelo Metrô para essa licitação é de R$ 4.744.382,25 e a sessão pública para recebimento e abertura das propostas está marcada para o dia 3 de setembro.

Rumo à Chácara Klabin

Atualmente, o Metrô de São Paulo está ampliando a Linha 5 entre as estações Largo Treze e Ch´cara Klabin. As obras compreendem 11,5 km de extensão, 11 estações (Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin) e um pátio de estacionamento e manutenção (Guido Caloi). Este trecho integrará com a Linha 1 - Azul, na Estação Santa Cruz, e com a Linha 2 - Verde na Estação Chácara Klabin e com a futura Linha 17 na Estação Campo Belo.

A primeira etapa, entre a Estação Largo Treze e a nova estação Adolfo Pinheiro, deverá ser concluída no final de 2013. Quando concluída, em 2016, até Chácara Klabin, esta linha, que tem atualmente 8,4 km de extensão, seis estações e transporta 250 mil usuários diariamente, em média, terá 19,9 km de extensão, 17 estações e com estimativa de atender 770 mil passageiros diários.

Metro

Curta nossa página no facebook

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa
ÚNICO DA REGIÃO ENTREGUE TOTALMENTE ACABADO, COM PISO EM TODAS AS ÁREAS ✅ ESCRITURA GRÁTIS! 💥 APARTAMENTOS LOCALIZADOS A 1,8 KM DA ESTAÇÃO BALTAZAR FIDÉLIS 💥 Se você: ✅ Trabalha registrado ✅ Possui renda familiar de R$ 2200 ou mais ✅ Possuis FGTS Não perca mais tempo, saiba que você possui um excelente potencial de financiamento e não pode deixar essa oportunidade escapar! SUA OPORTUNIDADE CHEGOU ✅ 1 Vaga ✅ Condomínio com portaria 24hs. ✅ Piscina ✅ Salão de Festas ✅ Churrasqueira ✅ Quadra ✅ Playground ✅ Plantas de 46 e 46 M². O único da região que entrega totalmente acabado e pronto para morar ***Use seu FGTS *** Financiamento Caixa Econômica Federal *** Entrega garantida pela Caixa prevista para maio de 2019. Localização Município: Francisco Morato CEP do imóvel: 07996-005 Bairro: Res São Luis VISITAS SOMENTE COM AGENDAMENTO PRÉVIO Fale com agora mesmo no telefone ou WhatsApp com: RICARDO - 11-987405205