Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

19 de junho de 2012

Governo assina convênio para repassar R$ 1,47 bi para Metrô e CPTM

Financiamento é destinado ao prolongamento da Linha 2-Verde do Metrô e modernização da Linha 8 da CPTM

O governador Geraldo Alckmin assina na quarta-feira (20), no Rio de Janeiro, contrato de financiamento de R$ 1,472 bilhão com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para investimento em obras de prolongamento da Linha 2-Verde do Metrô e modernização das estações da Linha 8-Diamante da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).Do total do financiamento, R$ 922 milhões serão destinados ao prolongamento da Linha 2 do Metrô, que será no sistema de monotrilho no trecho entre Vila Prudente e Hospital Cidade Tiradentes. Com 24,5 km de vias elevadas, o monotrilho terá 17 estações e 54 trens serão comprados para toda a linha, atendendo 890 mil passageiros por dia. A extensão total do empreendimento está orçada em R$ 4,9 bilhões (incluindo as obras civis, equipamento elétrico e trens).

Leia mais notícias de São Paulo

O primeiro trecho do prolongamento da linha, Vila Prudente-Oratório, com extensão de 2,9 km, encontra-se em implantação e é composto por duas estações: Vila Prudente e Oratório, com inauguração prevista para 2013. A extensão da Linha 2-Verde avançará ao longo das avenidas Luiz Inácio de Anhaia Mello, Sapopemba, Metalúrgicos e Estrada do Iguatemi.

Posteriormente, a linha seguirá de Oratório a São Mateus, com extensão de 10,1 km e oito estações: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstoi, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus. Este segundo trecho, até São Mateus, deverá iniciar funcionamento em 2014. O trecho final, São Mateus - Hospital Cidade Tiradentes, terá sete estações e 11,4 km de extensão.

Com velocidade semelhante ao metrô convencional (máxima de 80 km/h e média operacional de 36 km/h), o monotrilho também é movido à energia elétrica, não poluente, e com reduzido ruído operacional também por rodar sobre pneus. Quando o monotrilho estiver em operação, os moradores da zona leste de São Paulo poderão efetuar o percurso entre os bairros Cidade Tiradentes e a Vila Prudente em 50 minutos, trajeto que atualmente leva mais de duas horas para ser percorrido.

R7

Curta nossa pagina no facebook