Um dos destaques é o carro-controle, modelo EM 100U, capaz de realizar inspeção ultrassônica, detectando fissuras e falhas internas nos trilhos.
Segundo o gerente geral de manutenção, Evaldo Ferreira, o equipamento identifica problemas que podem se tornar falhas no futuro. Ele enfatiza que o aumento da manutenção preventiva irá refletir na qualidade do serviço para o usuário.
—Com estes investimentos, esperamos que os defeitos diminuam sensivelmente, beneficiando o usuário.
Outro ponto enfatizado por Ferreira foi a diminuição de procedimentos de manutenção. Ele cita o exemplo do veículo de lançamento de rede aérea, um dos novos equipamentos.
—Sem ele, em função da circulação de carga, da dificuldade de acesso, era preciso trabalhar 24 horas no sábado, 24 horas no domingo para entregar 1.700 m de rede trocada na segunda-feira. Com o equipamento, estamos conseguindo fazer esse mesmo trecho de 1.700 m em sete horas. É um avanço significativo no desempenho da manutenção.
Tanto o carro-controle quanto o veículo de lançamento de rede aérea já estão em operação. O terceiro equipamento, um conjunto de máquina desguarnecedora e escarificadorificadora, deve começar a ser utilizado entre 15 e 30 dias. Ele não está operando porque a regularização da documentação está em fase final, conforme Ferreira.
O equipamento tem a função de retirar toda brita sem mexer nos dormentes ou nos trilhos.
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