Duas locomotivas e outros equipamentos foram adquiridos em 2010 |
Em 2010, o Executivo adquiriu duas locomotivas, dois carros de passageiros, um carro madrinha, 100 dormentes e uma plataforma, além de outros projetos que irão contribuir para a confecção de novos vagões. A prefeitura investiu em torno de R$ 1 milhão no projeto.
Além do Executivo são-roquense, o Trem Turístico também conta com o apoio da prefeitura de Mairinque, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), América Latina Logística (ALL) e a empresa Serra Verde Express, que busca promover o projeto. “Estamos todos juntos, unindo forças e assim acreditamos que nas festas de agosto de 2012 já possamos oferecer mais esse atrativo em nossa cidade”, diz a nota.
O prefeito Efaneu Nolasco Godinho afirmou o Trem Turístico poderá ser uma das principais âncoras turísticas de São Roque. “Com ele implantado, tenho a total convicção que irá contribuir e muito para o desenvolvimento do setor turístico, junto com o setor comercial, alavancando ainda mais a qualidade de vida no município e gerando mais opções para qualificação profissional em São Roque”, disse o prefeito.
O Jornal da Economia entrou em contato com a prefeitura de Mairinque, CPTM e ALL para saber outros detalhes sobre a implantação do projeto, mas não obteve resposta. Em 2010, a CPTM, a quem pertence o trecho da linha férrea, informou que via o projeto como um importante atrativo para os turistas que virão de locais como São Paulo.
Divisão de Turismo
Em entrevista ao JE na última sexta-feira (1º.), o chefe da Divisão de Turismo, Sandro Cobello, preferiu não especificar uma data para a conclusão do projeto mas confirmou que sua implantação ocorrerá em 2012.
O chefe do Turismo disse que o maior passo da prefeitura foi adquirir os equipamentos e que 95% da reforma da estação localizada na região central da cidade já foi concluída. “A prefeitura já tem toda a autorização da ALL e da CPTM para utilizar o trecho férreo. Só estão faltando alguns trâmites jurídicos, ajustes e testes”, contou Cobello.
Cobello também explicou que, na primeira fase, o Trem Turístico funcionará no trecho São Roque-Mairinque. Num segundo momento, após o Executivo conseguir a cessão provisória da estação de Canguera, serão iniciados reparos no local para que a Maria Fumaça possa chegar até a região.
O chefe da Divisão terminou dizendo que a prefeitura está fomentando um novo segmento de turismo na cidade e que o comércio local será beneficiado. “Nós queremos atrair turistas de outras regiões e de São Paulo, privilegiando assim os hotéis e pousadas. O centro da cidade também será beneficiado com o projeto, pois o trem sairá dali".
08/06/2012 - Jornal da Economia
Da Redação, por Erick Rodrigues
Curta nossa pagina no facebook