Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

3 de junho de 2012

Imóveis da extinta RFFSA atrasa Início das obras de revitalização da Nova Estação Franco da Rocha

“Projeto técnico da revitalização e urbanização da Rua Cavalheiro Ângelo Sestini, Centro, está pronto e a sua execução depende somente do governo federal disponibilizar o imóvel da extinta RFFSA onde estão instalados os boxes comerciais”
Como é atualmente
Perspectiva de como vai ficar
Ações concretas da prefeitura visando a doação da área pública do governo federal ao Município de Franco da Rocha vêm desde o ano de 2010. Foram encaminhados ofícios e notas técnicas de esclarecimento, como ainda reuniões de trabalho foram realizadas na Superintendência do Patrimônio da União no Estado de São Paulo – SPU/SP, órgão do governo federal, com a presença de representantes da CPTM e EMTU. Por considerar a execução do projeto de relevante interesse público, o governo federal viu preenchidos os requisitos para a cessão gratuita do imóvel e autorizou a SPU/SP ceder provisoriamente o imóvel ao município, através da Portaria nº 112, de 28 de outubro de 2011.

Prefeito Marcio Cecchettini se reúne com comerciantes

Prefeito Marcio Cecchettini convidou comerciantes (instalados na área da RFFSA), para discutirem o assunto e informarem sobre a situação. Presentes; vice Prefeito Pinduca, Presidente da Câmara – Toninho Lopes e os vereadores; Topre, Pablo Cunha, TG, Panta, Neiva Hernandez e George. Após a explanação do Prefeito da necessidade do uso daquela área que beneficiaria a população de um modo geral.

Os empresários concordaram com o Prefeito, haja vista, que a cessão da área seria por dez anos, e os mesmos já ocupam a área por quase 20 anos. “Não sou contra os comerciantes” - disse o Prefeito e continuou - “Também sou comerciante e quero o melhor para nossa cidade e o melhor também para vocês. Estas obras irão beneficiar a cidade inteira, trazendo conforto ao cidadão e sem dúvida um grande avanço para Franco da Rocha” - disse o Prefeito. Na oportunidade os comerciantes entenderam a mensagem e se colocaram a disposição em colaborar com a

Governo Federal Cancela a doação do imóvel
(foto J. Cruz)

Se de um lado deu com uma mão, tirou com a outra, o que é sem duvida estranho. Em 22 de fevereiro de 2012 a SPU/SP, revoga a sua portaria alegando cumprir recomendação do governo federal, transmitida pela Advocacia Geral da União (AGU).

Ofícios sem respostas
 
Incansavelmente a Prefeitura reiterou através de ofícios uma posição da SPU/SP, mas até o momento, nenhuma resposta foi recebida. Um descaso com a população e com a cidade.

A população é prejudicada e a cidade perde com o atraso nas obras da CPTM
 
Com a demora da decisão do governo federal na liberação de área para a complementação da construção da Nova Estação da CPTM, a população se vê prejudicada e a cidade perde na implantação de novas obras de revitalização e urbanização de avenida no centro da cidade.

Projeto de revitalização e urbanização está pronto e irá melhorar o trânsito e dar nova imagem à cidade
 
Segundo o Diretor Municipal de Habitação e Planejamento Urbano, Mario Francisco Fagá. “A revitalização compreende uma mudança total na área central, e o cancelamento da doação do imóvel pelo governo federal, nesta hora, é uma situação desagradável, pois corre boatos de que partido de oposição, está trabalhando nos bastidores dificultando para que a obra não seja concluída. Não podemos afirmar que seja verdadeiro. Aliás, não acreditamos que o seja, porque o maior prejudicado de toda essa situação seria o povo” - comentou o Diretor. A revitalização, sem duvida dará uma nova imagem à cidade, além de mais rapidez no tráfego.

O comércio ganharia espaço, o desenvolvimento seria ainda maior, um cartão de visitas e um convite a novos empreendimentos, a certeza de mais empregos e recursos econômicos para cidade com a arrecadação, o que redundaria em mais investimentos em obras na cidade.

Obras da Nova Estação não avançam

 
As obras da Nova Estação da CPTM, que vinham caminhando em rítmo acelerado, hoje estão lentas. Materiais que chegaram para a Instalação, estão guardadas, encaixotadas e protegidas por plásticos, e sem espaço para a locomoção e sua Implantação. Os boxes que ainda estão ocupados, praticamente paralisam as obras e deixam uma imagem negativa da cidade, prejudicando o cidadão que se dirige ao embarque para seu trabalho. O que beneficia poucos está prejudicando uma cidade inteira, mais de 130 mil pessoas não veem o progresso.

Prefeito Marcio Cecchettini recebe Deputado Roberto Santiago e recebe boas notícias

 
Recentemente o Prefeito Marcio Cecchettini recebeu em seu gabinete o Deputado Roberto Santiago, juntamente com o vice Prefeito Pinduca, Presidente da Câmara, Toninho Lopes e os vereadores Tenório, Neiva Hernandez e Pablo Cunha. O Deputado foi o portador de Memorando vindo expedido pelo Ministério do Planejamento do Governo Federal, solicitando ao órgão federal (SPU/SP) que dê cumprimento as providências que resultem na cessão do imóvel ao Município de Franco da Rocha. Sem duvida uma boa notícia, imediatamente o prefeito enviou oficio à SPU/SP, destacando o pronunciamento favorável da União, atendendo à reivindicação de mais de 130 mil habitantes. Em seguida, Prefeito Marcio Cecchettini reiterou novamente através de oficio, informando dos prejuízos para a cidade e enfocando providências em ato normativo que disponha sobre a cessão da área pública de propriedade da União para o Município de Franco da Rocha, (a Prefeitura informa que até o presente momento não teve resposta).

Como é atualmente
Perspectiva de como vai ficar


Como é atualmente
Perspectiva de como vai ficar