Um problema em um trem fez com que todas as composições da linha 8-diamante da CPTM trafegassem com velocidade reduzida e maior tempo de parada no início da manhã desta quarta-feira. Por volta das 8h30, porém, a circulação já estava normalizada.
Segundo a CPTM, a falha no sistema de tração ocorreu por volta das 6h50 e afetou um trem que passava pela estação Antônio João, no sentido Júlio Prestes, em São Paulo. Com isso, todos os passageiros tiveram que desembarcar e a composição foi retirada da via.
No metrô, todas as linhas estão trafegando com velocidade reduzida devido à chuva. A medida é padrão para garantir a segurança dos usuários, segundo a empresa.
PROBLEMAS
As linhas da CPTM registraram diversos problemas nos últimos meses. No último dia 6, um trem já tinha registrado problema na linha 8-diamante e bloqueou uma das vias entre as estações Lapa e Domingos de Morais.
Dois dias antes, tinha sido a linha 9-esmeralda, que teve o tráfego afetado por uma queda de energia.
No dia 30 de maio, falhas prejudicaram a circulação nas linhas 9-esmeralda e 12-safira. Um dia antes, problemas já tinham causado transtornos na linhas 9-esmeralda e 7-rubi.
Em março, a linha 9-esmeralda começou a ser fechada aos domingos para passar por modernização. A medida foi anunciada após uma falha foi no sistema de energia fazer com que os trens passassem a circular em apenas uma via entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro, no dia 14 do mesmo mês.
A linha 8-diamante, que liga a região central de São Paulo a Itapevi, cidade da região metropolitana, também está sendo fechada parcialmente para obras de modernização que vão até agosto.
Folha.com