Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Crise na CPTM requer mais eficiência

Sindicatos culpam governo por privilegiar compra de trens em vez de investir em melhorias no sistema 
Os problemas ocorridos nos trens do Metrô e da CPTM  - como os que afetaram cinco linhas nesta quarta - estão virando mais regra do que exceção. Só este ano, o Metrô teve 38 panes e a CPTM, 18.


Para o Sindicato dos Metroviários de São Paulo, falta investimento. O consultor do Sindicato dos Ferroviários da Zona Sorocabana, Rogério Centofanti, concorda. “O governo compra trens novos, mas não investe no restante do sistema.  É fácil saber o porquê: trem novo a população vê, o restante não”, diz.


Para o consultor, o governo precisa investir em novas subestações (responsáveis por distribuir a energia ao longo da ferrovia), em vias permanentes (trilhos e dormentes), na via aérea (que é por onde os trens se comunicam) e na sinalização.


Ontem, um defeito no sistema de energia na Linha 9 - Esmeralda da CPTM (que liga Osasco, na Grande SP, ao Grajaú, na Zona Sul) fez com que os trens circulassem com intervalo maior  (leia mais sobre os transtornos no texto ao lado).


A falha na CPTM pode ter como causa o excesso de demanda de energia. “Em toda a linha 9 existem apenas três subestações: estação Jaguaré, estação Morumbi e estação Cidade Dutra. Com o aumento do número de trens em circulação, principalmente nos horários de pico, o consumo aumenta consideravelmente. Conclusão: as três subestações não suportam o consumo e desarmam (caem)”, afirma Centofanti. “As subestações de energia atualmente instaladas são suficientes para a demanda atual. Para um intervalo entre trens de 3 minutos existe a previsão de implantação de duas novas subestações nessa linha, em processo de licitação”, disse a CPTM, em nota.

investimentos /O governo de São Paulo investiu R$ 5 bilhões na aquisição de novos trens e na modernização do sistema, segundo a CPTM. Questionada sobre o quanto foi gasto em infraestrutura, a companhia não respondeu. A malha ferroviária da CPTM tem 260 km de vias e 89 estações por onde circulam cerca de 2,7 milhões de pessoas em seus 127 trens. Em entrevista ao SPTV, o governador Geraldo Alckmin disse que a equipe “está empenhada em apurar as causas” do problema que ontem  paralisou parte da maior cidade do país.


Fonte: Diário de São Paulo 


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