Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

26 de setembro de 2011

Metrô de SP tem mais de 440 mil m² de área verde

A chegada da Primavera (comemorada hoje, dia 23) vai realçar as cores e aromas das 118 espécies de flores e plantas do Metrô de São Paulo. Ao todo, a Companhia dispõe de 440.573 m² de área verde, quase quatro vezes mais que o Parque da Aclimação, que tem 118.782 m². Entre os exemplares estão ipês, pau brasil, cedros, jatobás, jacarandás, gerivás, palmeiras, arbustos, lírios e azaléias.

Além de seu objetivo primordial de disponibilizar um transporte coletivo de grande capacidade, rápido e de energia limpa, o Metrô procurou, desde o início de seu funcionamento, em 1974, realizar um projeto paisagístico diferenciado. Em todas as estações metroviárias há espaços destinados às áreas verdes, que se destacam em contraponto ao concreto cinza da construção civil.

Toda a composição paisagística escolhida respeita as características da região a receber o jardim. Um exemplo é o trecho avenida Paulista da Linha 2-Verde (Alto do Ipiranga - Vila Madalena). Neste caso, com área restrita, o ideal foi a colocação de jardineiras. Já na Linha 3-Vermelha (Palmeiras/Barra Funda - Corinthians/Itaquera), que conta com maior espaço, foi possível a criação de jardins mais amplos, que incluem desenhos com a vegetação, montando um verdadeiro mosaico com as mais diversas espécies de plantas.

Nas linhas 1-Azul (Jabaquara - Tucuruvi) e 5-Lilás (Largo Treze - Capão Redondo), que têm algumas estações em elevado, foram adotados projetos paisagísticos específicos para suas características, inclusive para os jardins sob os elevados, misturando extensos canteiros floridos com vegetação de sombra.

Projeto

O Projeto Caminhos Verdes surgiu em 2007, parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente. Trata-se de uma ciclovia e áreas ajardinadas ao longo da via entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera, da Linha 3-Vermelha. O projeto paisagístico inclui as espécies barriga de sapo e paineiras.

Os serviços de conservação e manutenção das áreas ajardinadas são executados por empresas contratadas, sob a gestão do Metrô. Em todas as estações e terminais urbanos contamos, diariamente, com jardineiros para garantir a limpeza das áreas ajardinadas e o pleno desenvolvimento das espécies. 



http://www.metro.sp.gov.br/index.asp