Já imaginou várias pessoas pedalando juntas em uma estação de metrô para gerar energia elétrica para uma banda de música? É o que acontecerá na próxima segunda-feira, 12, na Estação Pinheiros da Linha 4-Amarela de metrô. Além de apreciar a apresentação da Banda CO2 Zero, os usuários também poderão participar pedalando as bicicletas.
A iniciativa é uma das atrações da Semana Interna e Interativa de Prevenção de Acidentes e do Meio Ambiente (SIPATMA), preparada pela ViaQuatro para conscientizar os usuários sobre a importância de atitudes responsáveis no metrô e como cada um pode contribuir para preservar o meio ambiente.
O objetivo dos músicos da Banda CO2 Zero é chamar a atenção para a importância da educação ambiental, contando com a participação do público para pedalar bicicletas adaptadas com geradores elétricos, que produzem energia para alimentar os instrumentos.
Durante a apresentação, são transmitidas mensagens que incentivam o uso da bicicleta, do transporte coletivo e da carona solidária, o consumo consciente, o plantio de árvores e a coleta seletiva, entre outros temas. Serão duas apresentações durante o dia 12 de setembro, às 11 horas e às 17 horas, com duração de duas horas cada.
Segurança
Os esquetes de teatro acontecerão durante todos os dias da semana (de 12 a 15 de setembro) em diversos horários nas quatro estações: Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã. Foram criados diversos personagens que farão intervenções lúdicas sobre temas que afetam diretamente a segurança dos usuários, como o uso correto de escadas e esteiras rolantes, elevadores, cuidados necessários nos bloqueios inteligentes, no embarque e desembarque nas plataformas e no deslocamento dentro dos trens.
Sobre a ViaQuatro: Concessionária do Grupo CCR, tem seu capital social dividido da seguinte maneira: 58% são detidos pela CCR, 30% pela Montgomery Participações S.A., 10% pela Mitsui & Co. Ltda, 1% pela RATP Developpement S.A. e 1% pela Benito Roggio Transporte S.A. Assinou em novembro de 2006 o primeiro contrato de Parceria Público-Privada com o governo do Estado de São Paulo, para operar e manter a Linha 4-Amarela do metrô. Cabe à concessionária adquirir os trens previstos no contrato (14 para a primeira fase e até 15 para a segunda), os sistemas de sinalização, centro de controle operacional e comunicação móvel.