Diário da CPTM é seu portal completo de notícias sobre transporte público e cotidiano em São Paulo. Acompanhe informações atualizadas 24 horas sobre CPTM, Metrô SP, Trivia Trens, TicTrens, LinhaUni, ViaQuatro e ViaMobilidade, incluindo horários, obras, interrupções e novidades. Cobertura completa de trens, metrôs e monotrilhos para passageiros, turistas e moradores, garantindo segurança, praticidade e facilidade no dia a dia do transporte urbano
Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7
Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10
Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11
Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12
Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13
Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8
Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9
Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1
Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2
Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3
Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4
Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5
Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15
Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6
Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17
Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG
Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA
Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.
Metrô de São Paulo pode ter VLT cearense
Liderando a comitiva do Estado de São Paulo ao Ceará no dia de ontem, o secretário dos Transportes Metropolitanos paulista, Jurandir Fernandes, admitiu que sua visita à fábrica de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) da Bom Sinal, no Cariri, visa uma possível contratação dos carros cearenses para atender ao mercado daquela unidade federativa. Já o diretor comercial da empresa de Barbalha, Márcio Florenzano, garantiu que, em 2012, será fechado um contrato de "cerca de R$ 60 milhões de reais", a partir de negociações iniciadas neste contato.
A expectativa, segundo contou Florenzano, deve-se ao transporte férreo paulista não dispor de muitos veículos movidos a diesel, os quais são a especialidade da produção da Bom Sinal e podem ser utilizados nas linhas turísticas paulistas. "Esse é o foco que eu quero atacar, pois eles ainda tem cerca de 10 projetos diferentes", declarou, mencionando interesse também nos trechos regionais que estão sendo estudados em São Paulo, pelos quais a capital será ligada às cidades do interior.
Modernização
Já o secretário daquele Estado disse esperar uma "modernização na questão da eletrificação", pela qual, segundo ele, será "um passo importante para ampliar o mercado" consumidor da empresa cearense.
Fernandes ressaltou o uso da rede elétrica como fundamental para conceder robustez ao carro, principalmente quando este é usado em um tráfego muito intenso, onde trens e VLTs correm próximos uns dos outros. "O fundamental é que o VLT cearense evolua para ser um veículo elétrico, por que aí ele fica muito mais aceito que o diesel. Se ele for diesel-elétrico, também serve", afirmou. A partir desta visita, segundo ele, irá acompanhar a "evolução" da produção cearense.
Atualmente, o secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo contou que foram comprados mais de 54 VLTs para o atendimento à linha da região leste da cidade, mais 27 para cobrir a região do Morumbi e outros 20 para atender ao ABC Paulista.
"Só aí tem mais de uma centena de carros, e cada um deles tem entre quatro e sete vagões, então vamos ter mais de 400 carros. E cada carro destes fica na ordem de R$ 2 milhões, então, estamos falando de algo em torno de R$ 800 milhões", contabilizou, enfatizando que o montante conta apenas com o orçamento destinado ao "material rodante", ou seja, os vagões propriamente ditos. Ainda faz parte do todo necessário para o funcionamento dos trechos "a parte de energia, automação e sinalização, o que faz este valor quase dobrar".
Mais projetos
De olho em demandas como esta, a Bom Sinal espera conquistar diretores paulistas e fechar negócios para as próximas linhas em estudo de São Paulo. Por vir, estão listados o VLT da Baixada Santista e outras cidades do interior, as quais também optaram por este tipo de veículo. "Então, nós temos que verificar como o sistema daqui (do Ceará), evoluindo para eletricidade, pode servir", declarou Fernandes. A comitiva compareceu à estação com maior índice de conclusão, a São Benedito, no Centro, onde representantes paulistas conheceram os trechos pelos quais a linha Oeste do Metrofor passa e as outras ainda em estágio inicial.
Competitividade
"O fundamental é que o VLT cearense evolua para ser um veículo elétrico". Jurandir Fernandes, secretário dos Transportes Metropolitanos de SP.
Parangaba-Mucuripe - Licitação de novo trecho em dez dias
Anfitrião no encontro promovido pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitano (Metrofor) e a pasta que dirige, o secretário de Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra), Adail Fontenele, anunciou, durante a visita da comitiva paulista, a licitação do trecho Parangaba-Mucuripe do VLT. De acordo com ele, o documento deve ser divulgado nos próximos dez dias. Fontenele ainda afirmou que a outra linha do Metrô de Fortaleza, a que atenderá o lado leste da cidade, terá atividades divulgadas até o final deste ano.
Ao todo, a obra está estimada em cerca de R$ 3 bilhões e precisará, segundo o secretário, "cerca de seis anos de obras 24h por dia". Outro diferencial desta linha é que ela será totalmente submersa, ou seja, por baixo das principais avenidas da área nobre da cidade, como a Santos Dumont e a Antonio Sales.
A estimativa do secretário é de que as obras que ligarão o Centro da Capital ao bairro Edson Queiroz deverão começar entre fevereiro e março de 2012. "Até lá esperamos todos os procedimentos administrativos estarem resolvidos e a equação financeira também montada", declarou.
Ajuda do Metrô de SP
A participação mais acentuada de representantes do Metrô de São Paulo também é almejada pela Seinfra. Além do intercâmbio esperado desde o começo do ano, uma consultoria técnica deve fazer parte entre os dois governos. "É que o nosso trecho é exatamente igual a um trecho deles, o mesmo procedimento, o tipo de máquina que vai ser usada é exatamente o mesmo também. Então, é uma obra que temos muito a copiar do que foi feito por lá", declarou.
Desde o começo do ano, uma parceria foi fechada com os paulistas para treinamento de pessoal e consultoria. No entanto, ainda é esperada a publicação no diário oficial. Já a parceria com o Metrô de Recife teve duas turmas de operários treinadas, totalizando 35 pessoas.
"Eles vão começar a operação assistida e a primeira parte da operação comercial. Logicamente que estes funcionários não são suficientes. E aí faremos as licitações de terceirização", garantiu o presidente da Metrofor, Rômulo Fortes.
Até março
"Esperamos todos os procedimentos administrativos estarem resolvidos". Adail Fontenele, secretário de Infraestrutura do Ceará (Seinfra).
Fonte: Revista Ferroviária
Nossas Redes
📝 Blog: diariodacptm.blogspot.com
✉️ Email para Contato: ricardo.brmorato@gmail.com
📸 Instagram Criador: _ricardomorato
📘 Facebook: www.facebook.com/oficialdiariodacptm
🎥 TikTok: @diariodacptm
