Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

21 de setembro de 2011

Decisão sobre trem da Capital até Sorocaba sai só em 2012 segundo CPTM

Trem Regional da CPTM
A CPTM vai finalizar, em 2012, os estudos sobre a viabilidade dos chamados trens regionais, que vão ligar a Capital ao Litoral e Interior, incluindo a linha que deve sair de São Paulo, cortando as cidades da região Oeste, até Sorocaba. 

O prazo para a conclusão dos estudos, que estão em andamento, foi apresentado, na semana passada, durante um dois painéis da 17ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizado na Capital. 

De acordo com Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, diretor da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que participou do evento, os estudos sobre os três trens de Jundiaí, Santos e Sorocaba devem estar bem encaminhados no segundo semestre do próximo ano. “É provável que em setembro já se tenha um quadro bem No caso específico da linha entre a Capital e Sorocaba, a intenção é que os trens funcionem como alternativa para o sistema de ônibus executivo, entre as duas cidades, com atrativos como preços de passagem mais baratos, tempo de viagem reduzido, e maior segurança e conforto.

O consórcio vencedor da licitação para o estudo, Planservi-Oficina, está analisando duas alternativas de traçado, que podem utilizar trechos da atual linha Sorocabana/Fepasa, com paradas em Osasco, Itapevi, São Roque e Mairinque. 

Após a conclusão do estudo técnico, os próximos passos incluem análise de consolidação de demanda, estudos econômicos, e modelagem financeira que suporte o empreendimento. Por isso, ainda não há previsão para início das obras. 

Além disso, na fase final de elaboração do projeto, ainda será necessário obter a licença ambiental para dar prosseguimento à execução das obras. Segundo a assessoria de imprensa da CPTM, o projeto poderá ser realizado por meio de PPP (Parceria Público-Privada). 


Fonte: Webdiário