Horário na linha 4 do metrô de SP será ampliado em três semanas
As estações Luz e República, da linha 4-amarela do metrô, serão inauguradas amanhã com horário reduzido, das 10h às 15h, por no máximo três semanas.
As estações Luz e República, da linha 4-amarela do metrô, serão inauguradas amanhã com horário reduzido, das 10h às 15h, por no máximo três semanas.
Após a adaptação, as estações vão operar das 4h40 à 0h (sábados até a 1h). A linha deve atrair mais de 500 mil pessoas por dia neste ano. A informação foi confirmada por Luís Valença, presidente da ViaQuatro, empresa responsável pela linha.
"Estamos prontos [para operar em horário normal], mas queremos acompanhar, com um pouco de cautela, ver como as pessoas vão se comportar. Principalmente na Luz, que terá um fluxo grande de passageiros", disse. No ano que vem, o número de passageiros por dia na linha deve chegar a 700 mil.
A linha 4 vai ligar a linha 3-vermelha direto à região da avenida Paulista. Apesar do aumento do número de usuários --hoje são cerca de 200 mil por dia--, Valença garante que a lotação não deve passar de seis pessoas por m², considerado o limite de conforto no metrô.
"Temos estudos que mostram que, mesmo no horário de pico, não chegaremos a esse número. Para isso, será preciso usar de dez a 12 trens nos horários de maior movimento. Hoje, são quatro."
O presidente do metrô, Sérgio Avelleda, prevê mais tranquilidade aos passageiros em todo o sistema. "Vai crescer, evidentemente, o uso da estação República. Por outro lado, a tendência é diminuir a demanda no trecho Sé-Paraíso", disse ele. "O número de passageiros vai aumentar, mas a tendência é trazer mais conforto."
Atualmente, com a linha 1-azul, a Luz recebe uma média diária de 126 mil passageiros; a República, com a linha 3, 65 mil. A linha amarela deve atrair 132 mil e 100 mil usuários para essas estações, respectivamente. O Metrô não informa a expectativa de crescimento real --os números não podem ser somados porque a mesma pessoa pode usar duas linhas.