Metrô emite 30 vezes menos carbono do que um automóvel |
A redução das emissões de poluentes, estimada em 817 mil toneladas, significa que a circulação de trens metroviários evita a emissão diária de mais de 2.000 toneladas de poluentes na atmosfera, evitando gastos com a saúde pública devido a problemas respiratórios e cardiovasculares.
O metrô, por não interferir na superfície e permitir a redução dos congestionamentos, contribui para a diminuição do consumo de combustível fóssil. No ano passado, deixaram de ser consumidos 428 milhões de litros de derivados de petróleo. Os dados são do Balanço Social da Companhia do Metrô (2010).
Esses benefícios, proporcionados pelo sistema metroviário nos últimos nove anos, representam uma economia de R$ 46,7 bilhões, soma que seria suficiente para o retorno dos investimentos aplicados na construção da rede metroviária em São Paulo. Só em 2010, foram economizados R$ 43 milhões.
Além da redução de poluentes, o metrô também contribui com a diminuição do consumo de combustível obtido de fontes não renováveis. No ano passado, graças à operação dos seus trens, deixaram de ser consumidos cerca de 428 milhões de litros de derivados de petróleo.
Viagens e frota do Metrô
Nos dias úteis, a Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda) é líder no ranking das viagens diárias do Metrô, com 1.241 viagens programadas. A Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) é a segunda colocada, com 1.160 viagens. A Linha 2-Verde (Vila Prudente- Vila Madalena) ocupa o terceiro lugar do pódio, com 934. Por fim, a Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze), com 516 viagens.
Atualmente, o Metrô possui uma frota de 150 trens. A frota da Linha 1-Azul é composta por 58 trens, seguida pela da Linha 3-Vermelha, com 57. Logo depois, vêm as frotas da Linha 2-Verde e da Linha 5-Lilás, com 27 e 8 trens, respectivamente.
Confira o gráfico
Figura Emissão metrô e outros meios - 2008 a 2010 (gCO2e por pkm)
Fonte: Custos de Energia, Fontes Renováveis e Emissões de CO2e. NOVA, 2008.
Inventário de Emissões de GEE do Metrô, 2010*.
*Obs.: Valores de 2008 e 2009 foram recalculados baseados em dados da Pesquisa Origem / Destino para comparações com outros modais. Os valores de emissão por pkm para ônibus de São Paulo e metrô foram obtidos para o presente estudo.