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25 de setembro de 2011

Trem regional pode resgatar a cultura do transporte de passageiros pela ferrovia

O sonho de se tornar ferroviário, assim como o bisavô, o avô, os tios e seu pai desmoronou em meados de 2000, quando a Fepasa faliu e a tradição de viajar de trem acabou em Sorocaba. Atualmente ferromodelista, Paulo Sérgio Oliveira Filho, 27 anos, lembra dos anos em que viajava com toda família nos trens que saiam da Estação Ferroviária de Sorocaba. 

“Nasci numa família de ferroviários e gostaria muito de ser um. As viagens eram aconchegantes, pois dentro dos vagões haviam restaurante e dormitório”, desabafa Filho.

O luxo e a tradição atraíam milhares de passageiros aos trens, mesmo que a viagem durasse o dobro do que ir de ônibus pelas estradas.
A recordação poderá ser revivida, já que está em andamento um projeto funcional elaborado pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para lançar o trem regional.

O objetivo é analisar à implantação da ligação ferroviária Sorocaba a São Paulo. Os estudos iniciaram em  junho e devem ser entregues em maio de 2012.

A companhia contratou uma consultoria que está analisando a viabilidade técnica e alternativa de traçado, podendo considerar trechos parciais da atual linha que já serviu a Sorocabana/Fepasa.
De acordo com a CPTM não há definições para serem divulgadas até a conclusão do levantamento.

O deputado estadual Hamilton Pereira  afirma que solicitará recursos para o projeto na Lei Orçamentária do próximo ano. “Enquanto não sair o resultado do estudo, não há como definir o valor a ser pedido”, explica o parlamentar.

O prefeito Vitor Lippi esclarece que é contra o trem suburbano, que trouxe problemas para as cidades próximas de São Paulo.
No entanto é favorável ao trem de alta velocidade (acima de 150 km/h), moderno e de qualidade. “Essa diretriz nova de transporte é prioridade do governo de Geraldo Alckmin e tem nosso apoio”, defende.
Investimento /A companhia alega que não é possível afirmar sobre preços e valores de investimentos e como determinar a localização das estações que serão construídas.
O novo serviço deverá ser competitivo pela economia, por apresentar menores tempos de viagem e segurança. Uma viagem de 90 km deve durar até 40 minutos.
Concretizar/ Após a conclusão, o projeto passará por execução de planos básico e executivo e estudos ambientais para licenciamentos. Além de estudos de viabilidade econômica e financeira que poderá ser na modalidade PPP (Parceria Público-Privada).
http://www.redebomdia.com.br

Página: Oficial Diário da CPTM

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