Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Linha 11-Coral terá trecho interditado temporariamente para a passagem do Tatuzão da Linha 2-Verde

Linha 3-Vermelha será alternativa para prosseguir viagem, com conexão gratuita nas estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé

Em uma ação conjunta para garantir a segurança dos passageiros e o avanço das obras de expansão da Linha 2-Verde, o Metrô de São Paulo e a CPTM anunciaram que a Linha 11-Coral terá operação especial entre os dias 29 de dezembro e 7 de janeiro de 2026. Nesse período, o trecho entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé ficará interditado, e a Linha 3-Vermelha será utilizada como alternativa, com integrações gratuitas nas duas estações.

Antes da interdição total, a partir de 21 de dezembro, a Linha 11-Coral operará com velocidade reduzida nas proximidades da Penha. A medida prepara o local para o bloqueio das vias nos dois sentidos na semana seguinte. Segundo a CPTM, essa redução não deve impactar significativamente o tempo total de viagem, já que os trens poderão compensar nos trechos seguintes.

Durante o período de velocidade reduzida, as integrações gratuitas com a Linha 3-Vermelha em Corinthians-Itaquera e Tatuapé ficarão abertas desde as 4h40 e ao longo de toda a operação comercial. Passageiros do trecho leste da Linha 11-Coral (Guaianases a Estudantes) também poderão optar pela Linha 12-Safira, com conexões em Calmon Viana e Tatuapé.

Operação da Linha 11-Coral e alternativas

21/12 a 28/12: Velocidade reduzida na região da Penha, sem impacto significativo no tempo de viagem. As transferências para a Linha 3-Vermelha estarão abertas a partir das 4h40.

29/12 a 07/01: A Linha 11-Coral será dividida em dois trechos: Estudantes–Corinthians-Itaquera e Tatuapé–Palmeiras-Barra Funda. Não haverá circulação entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé.

De 29 a 31/12 e de 05 a 07/01: A Operação PAESE será ativada nos horários de pico, com ônibus gratuitos entre Tatuapé e Corinthians-Itaquera pela Radial Leste.

Alternativa ao passageiro: Durante a interdição, quem estiver na Linha 11-Coral deverá desembarcar em Corinthians-Itaquera ou Tatuapé e utilizar a integração gratuita com a Linha 3-Vermelha para seguir viagem. As conexões estarão abertas a partir das 4h, acompanhando o horário de abertura da CPTM. A estação Brás também permanece como opção de integração. A Linha 12-Safira é outra alternativa, com acessos em Calmon Viana, Tatuapé e Brás.

Para acomodar a demanda, entre 4h e 4h40, a Linha 3-Vermelha vai circular apenas entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé. A partir das 4h40, volta a operar normalmente em toda a extensão.

Por que a interdição é necessária?

A suspensão temporária do serviço permitirá a passagem da tuneladora Shield (Tatuzão), responsável pela escavação dos túneis da expansão da Linha 2-Verde. No início dos trabalhos, a máquina avança com a câmara de escavação aberta, atravessando solo arenoso com baixa cobertura, até atingir pressão ideal que estabiliza o terreno. Esse trecho inicial fica ao lado da Linha 11-Coral, próximo à futura estação Penha, considerado o ponto crítico da operação.

Por segurança, o trecho ferroviário será totalmente desativado enquanto a máquina atravessa a área. O solo será monitorado continuamente e equipes permanecerão de prontidão para qualquer necessidade de intervenção. Após passar pelo ponto sensível, o Tatuzão seguirá rumo ao VSE Soares Neiva, antes da futura estação Aricanduva.

Por que essa obra está sendo feita?

A passagem do Tatuzão integra as obras de ampliação da Linha 2-Verde, que ganhará 8 km e oito novas estações entre Vila Prudente e Penha. O projeto também inclui a construção de uma nova estação para a Linha 11-Coral na Penha. A estimativa é que mais de 300 mil pessoas por dia sejam beneficiadas, ampliando opções de deslocamento, melhorando conexões com o extremo leste e redistribuindo a demanda nas linhas 3-Vermelha e 11-Coral.

Comunicação com o passageiro

As alterações serão divulgadas nos canais oficiais do Metrô e da CPTM, com mensagens sonoras e vídeos nos trens e estações.