Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Exame toxicológico passa a ser obrigatório para obtenção da CNH A e B no Brasil

Medida reforça proteção à vida e amplia política pública que já apresenta resultados positivos

O Congresso Nacional derrubou ontem (04) o veto parcial da Presidência da República ao Projeto de Lei 3.925/201, restabelecendo a obrigatoriedade do exame toxicológico para quem vai tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A e B. A decisão amplia um mecanismo que já integra o processo de habilitação das categorias C, D e E desde 2016 e que apresenta impactos significativos na segurança viária

Desde sua adoção, o exame toxicológico ajudou a reduzir acidentes, identificar o uso recorrente de substâncias psicoativas e diminuir afastamentos por sinistros, evitando, só no primeiro ano, uma perda estimada de R$ 74 bilhões ao PIB. Entre 2016 e 2019, mais de 28 mil condutores que testaram positivo passaram por tratamento e retomaram as atividades, mostrando o caráter educativo e restaurador da medida

A ampliação também responde a um cenário de maior vulnerabilidade entre jovens. Os acidentes de trânsito seguem entre as três principais causas de morte na faixa dos 14 aos 29 anos, enquanto relatórios internacionais, como o World Drug Report da UNODC, registram aumento do consumo de drogas sintéticas justamente entre quem está dando os primeiros passos no trânsito

Para Marcio Liberbaum, presidente do Instituto de Tecnologias para o Trânsito Seguro (ITTS), o exame toxicológico é uma ferramenta essencial. Ele reforça que a identificação de usuários frequentes protege não apenas o condutor, mas toda a sociedade, promovendo mais responsabilidade e prevenção no trânsito brasileiro

A percepção da população acompanha essa tendência. Pesquisa Ipec, realizada em fevereiro de 2025, mostra que 83% dos brasileiros apoiam a obrigatoriedade do exame para quem busca a primeira CNH

Com resultados consistentes, aprovação social e impacto direto na redução de acidentes, a inclusão das categorias A e B no escopo do exame toxicológico representa um avanço importante. A medida reduz pressão sobre o sistema de saúde, fortalece a política de prevenção e contribui para um trânsito mais seguro e humano, em um país que ainda figura como o terceiro do mundo em mortes no trânsito segundo a Organização Mundial da Saúde