A ViaMobilidade reinaugura, no dia 18 de dezembro, a Estação Imperatriz Leopoldina, da Linha 8–Diamante, após a conclusão de um amplo conjunto de obras voltadas à acessibilidade, segurança e conforto dos clientes. Ao todo, foram investidos R$ 28 milhões para modernização da estação.
Entre as melhorias realizadas na Estação Imperatriz Leopoldina estão a instalação de três novos elevadores, a implantação de banheiros acessíveis, piso tátil e bicicletários, reforçando o compromisso da concessionária com a inclusão e a mobilidade urbana. A estação também passou a oferecer um ambiente mais confortável, com bilheteria modernizada, mezanino ampliado e nova escada fixa de saída da plataforma, otimizando o fluxo de circulação dos passageiros.
A plataforma foi reformada para aumentar a segurança, com a redução do vão entre o trem e a plataforma. Já a passarela de acesso recebeu nova cobertura metálica e iluminação reforçada, proporcionando mais proteção e visibilidade aos usuários. No entorno da estação, foram executadas obras de requalificação da calçada da Rua Guaipá e adequações na travessia de pedestres, melhorando o acesso à estação.
As intervenções também contemplaram melhorias internas voltadas aos colaboradores. As salas operacionais foram adequadas conforme a NR-24 e as normas de acessibilidade, enquanto os vestiários passaram por modernização, garantindo mais conforto, funcionalidade e segurança às equipes que atuam no local.
Segundo André Costa, diretor da ViaMobilidade – Linhas 8 e 9, "esta reforma é mais uma entrega da ViaMobilidade que reforça o nosso compromisso em oferecer uma estrutura cada vez mais moderna, acessível e alinhada às nossas diretrizes de mobilidade sustentável e inclusão".