A partir desta segunda-feira (1), os passageiros do Metrô de São Paulo passam a contar com uma nova forma de acesso às estações: o pagamento da tarifa diretamente nas catracas usando cartões físicos de débito ou crédito com tecnologia de aproximação. A novidade faz parte de um projeto piloto que terá duração inicial de seis meses, podendo ser prorrogado conforme os resultados.
A fase de testes começou nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha e, ao longo de dezembro, será expandida para as linhas 2-Verde e 15-Prata. Serão aceitos cartões das bandeiras Mastercard, Visa e Elo — desde que físicos e habilitados para pagamento por aproximação.
Durante o piloto, cada cartão poderá liberar apenas uma passagem por vez, e ele só poderá ser usado novamente após 30 minutos. Esse intervalo poderá ser ajustado conforme a análise dos testes. Nesta fase inicial, não há integração com ônibus; usuários que precisam integrar devem continuar utilizando Bilhete Único ou Top.
Cada estação terá ao menos uma catraca exclusiva para o novo sistema. Elas estarão identificadas, e nas estações mais movimentadas haverá promotores para orientar quem quiser testar a novidade. O uso de cartões virtuais — como Apple Pay, Google Wallet, pulseiras e smartwatches — ainda não está disponível.
Entre os benefícios destacados estão o embarque mais rápido, a conveniência de não depender de recargas ou dinheiro físico, e mais opções de meios digitais para o usuário, alinhando o Metrô às práticas de grandes sistemas de transporte do mundo.
Confira abaixo a relação completa das estações habilitadas:
Linha 1-Azul: Tucuruvi (com orientadores), Parada Inglesa, Jardim São Paulo-Ayrton Senna, Santana, Carandiru, Portuguesa-Tietê (com orientadores), Armênia, Tiradentes, Luz, São Bento (com orientadores), Liberdade (com orientadores), São Joaquim, Vergueiro, Paraíso (com orientadores), Ana Rosa, Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde-Ultrafarma, São Judas, Conceição
Linha 3-Vermelha: Palmeiras–Barra Funda (com orientadores), Marechal Deodoro, Santa Cecília, República (com orientadores), Anhangabaú (com orientadores), Sé, Pedro II, Brás, Bresser-Mooca, Tatuapé (com orientadores), Carrão–Assaí Atacadista (com orientadores), Penha–Lojas Besni, Vila Matilde, Guilhermina–Esperança, Patriarca–Vila Ré, Artur Alvim, Corinthians–Itaquera
Início ao longo de dezembro:
Linha 2-Verde: Vila Madalena, Sumaré, Clínicas, Brigadeiro, Chácara Klabin, Santos-Imigrantes, Alto do Ipiranga, Sacomã, Tamanduateí, Vila Prudente
Linha 15-Prata: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus, Jardim Colonial
PERGUNTAS E RESPOSTAS
Quais cartões funcionam para pagar por aproximação no Metrô?
São aceitos cartões físicos das bandeiras Mastercard, Visa e Elo com tecnologia de aproximação habilitada.
Preciso digitar senha?
Não. Os cartões aptos para aproximação não exigem senha nas catracas do Metrô.
Posso usar meu cartão em qualquer catraca?
Ainda não. As estações têm catracas exclusivas para pagamento por aproximação, devidamente sinalizadas.
Dá para escolher se será débito ou crédito?
Não. A cobrança é feita conforme a função definida pelo banco emissor.
Cartões virtuais do celular funcionam?
Nesta fase, não. Apenas cartões físicos são aceitos.
É possível fazer integração com ônibus?
Não. Para integrações, o usuário deve utilizar Bilhete Único ou Top.
Quantas viagens posso pagar com o mesmo cartão?
Será possível usar o mesmo cartão duas vezes, com intervalo mínimo de 1 minuto. Depois disso, ele só poderá ser utilizado novamente após 30 minutos, caso a transação anterior tenha sido aprovada.
Se eu tiver vários cartões na carteira, qual será cobrado?
É importante retirar o cartão da carteira para evitar leituras incorretas.
E se o cartão não passar?
O usuário pode comprar a passagem na bilheteria e deve verificar com o banco o motivo da falha.
O pagamento por aproximação é seguro?
Sim. A tecnologia é rápida, prática e segura, ideal para transações de baixo valor e ambientes de grande fluxo, como o Metrô.