Medida antecede interdição entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé para passagem do Tatuzão da Linha 2-Verde
A Linha 11-Coral da CPTM começa a operar com velocidade reduzida a partir deste domingo (21) na região da Penha. A medida é preparatória para a interdição do trecho entre as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé, programada para ocorrer de 29 de dezembro a 7 de janeiro de 2026, em razão da passagem do Tatuzão, tuneladora responsável pelas obras de ampliação da Linha 2-Verde do Metrô.
A redução de velocidade não deve causar impacto significativo no tempo total de viagem, já que os trens poderão compensar o desempenho em outros trechos da linha. Durante esse período, as integrações gratuitas com a Linha 3-Vermelha estarão abertas nas estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé ao longo de toda a operação comercial.
Interdições e alternativas
Entre os dias 29 de dezembro e 7 de janeiro, a Linha 11-Coral terá a operação dividida. Os trens circularão normalmente nos trechos entre Estudantes e Corinthians-Itaquera e entre Tatuapé e Palmeiras-Barra Funda, sem circulação no trecho entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé.
Como alternativa, os passageiros deverão utilizar a Linha 3-Vermelha, com integração gratuita nessas estações, podendo retornar à Linha 11-Coral em qualquer um dos dois pontos. A estação Brás também seguirá como opção de integração gratuita entre as duas linhas.
Para os passageiros do trecho leste da Linha 11-Coral, a Linha 12-Safira é outra alternativa, com transferências nas estações Calmon Viana, Tatuapé e Brás.
Durante a interdição, as integrações com a Linha 3-Vermelha estarão abertas a partir das 4h, mesmo horário de início da operação da CPTM. Entre 4h e 4h40, a Linha 3-Vermelha funcionará apenas no trecho entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé. Após esse horário, passará a operar em toda a sua extensão.
Reforço do Paese
Nos dias 29 a 31 de dezembro e de 5 a 7 de janeiro, haverá reforço no atendimento aos passageiros com a operação do PAESE, que contará com ônibus gratuitos nos horários de pico, realizando o trajeto entre Tatuapé e Corinthians-Itaquera pela Radial Leste.
Motivo da interdição
A interdição é necessária para permitir a passagem da tuneladora Shield, conhecida como Tatuzão, responsável pela escavação dos túneis da ampliação da Linha 2-Verde. O início da escavação ocorre em área de solo arenoso e próxima à via da Linha 11-Coral, na região da futura estação Penha, o que exige medidas adicionais de segurança.
Durante esse período, o trecho ferroviário será desativado e o solo monitorado continuamente. Após ultrapassar a área da Linha 11-Coral, a tuneladora seguirá em direção ao poço de ventilação Soares Neiva, antes da futura estação Aricanduva.
Ampliação da Linha 2-Verde
As obras fazem parte da ampliação da Linha 2-Verde, que nesta primeira etapa vai ligar Vila Prudente à Penha, com cerca de 8 quilômetros de extensão e oito novas estações, além da construção de uma nova estação da Linha 11-Coral na Penha. A expectativa é beneficiar mais de 300 mil passageiros por dia, ampliando as opções de deslocamento e redistribuindo a demanda do sistema metroferroviário.
Comunicação com o passageiro
Para auxiliar os passageiros, as alterações e alternativas serão comunicadas nos canais oficiais do Metrô e da CPTM, com mensagens sonoras e vídeos exibidos nos trens e estações.