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Segundo a secretaria, o equipamento tem a função estratégica na redução da poluição, pois diminuirá o transporte rodoviário de cargas nas marginais paulistas e nas rodovias Dutra, Fernão Dias e Ayrton Senna, além dos muitos acidentes causados por caminhões carregados.
O aumento da competitividade das empresas do setor produtivo, o aproveitamento racional da infraestrutura existente e a melhoria da qualidade de vida da população são reflexos positivos, com alcance regional e nacional, aponta a secretaria.
A implementação do Ferroanel foi anunciada na terça-feira (6), após negociações entre a presidente Dilma Rousseff e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
A intenção é entregar a obra pronta até 2014. Parte da linha vai correr em paralelo ao percurso do Rodoanel Norte. O custo estimado para a linha de 60 km de extensão, exclusiva para cargas e que ligará Jundiaí à Itaquaquecetuba, é de R$ 1,2 bilhão.
O novo percurso pretende atuar em sinergia com o Rodoanel, correndo em paralelo à rodovia e absorvendo parte do tráfego de cargas mais pesadas. Não há previsão para o início das obras.
De acordo com o governo federal, o anúncio da obra demonstra sintonia entre a União e o governo paulista.
Fonte: Diário de Guarulhos