5 de junho de 2014

Greve de metrô ou ônibus em SP? Veja como ganhar tempo com o celular

Com o metrô paralisado nesta quinta-feira (5) em São Paulo, a tendência é que os ônibus e os poucos trens em circulação fiquem lotados e demorem mais para passar, tornando o celular um importante aliado na hora de conseguir informações e evitar perda de tempo no trânsito da cidade. Confira as dicas e veja como contornar a situação.

1) App oficial do Metrô
Aplicativo do metrô mostra status das linhas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Por mais que os metroviários estejam em greve, parte dos trens ainda está circulando, o que faz necessário checar com regularidade a velocidade e disponibilidade do metrô. Para isso, o recurso “Direto do Metrô” do aplicativo oficial pode ser de grande utilidade – é possível ver se as linhas estão operando normalmente, parcialmente ou se estão interrompidas.

2) Olho vivo SPTrans


Site da SPTrans roda no navegador de qualquer celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
3) Twitter

A SPTrans tem o Olho Vivo, um site completamente otimizado para celular com informações atualizadas em tempo real sobre as condições de tráfego dos ônibus na capital paulista. É possível buscar por uma linha específica ou filtrar pelos corredores de ônibus. Também há um mapa que exibe o trânsito na cidade onde quer que você esteja, muito útil para decidir se vale a pena pegar um táxi para chegar ao trabalho ou à escola.
Twitter ainda é melhor forma de obter informações mais recentes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Por mais que aplicativos e sites oficiais sejam úteis, o Twitter ainda é a maneira mais rápida de saber o status do funcionamento do metrô e da CPTM em São Paulo. Por isso, procure seguir perfis como @SardinhaExpress, @DiariodaCPTM, @UsuariosMetroSP e, é claro, a conta @metrosp_oficial. Todas estão publicando informações atualizadas sobre a greve, como a disponibilidade real do metrô em cada estação e até fotos dos locais – assim você pode saber antes se vale a pena se deslocar até lá ou não.

4) Cadê o ônibus
Cadê o ônibus inclui também linhas da EMTU (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Também destinado a quem precisa usar ônibus como alternativa ao metrô, Cadê o ônibus tem o diferencial de reunir status das linhas intermunicipais EMTU, incluindo até posição aproximada dos veículos no mapa. Além disso, é possível localizar pontos de parada usando o GPS do celular, filtrando a busca por sentidos – bairro ou centro.

5) Moovit
Moovit sugere rotas de acordo com tempo de viagem (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Mais completo, Moovit tem funcionalidades semelhantes ao Cadê o ônibus, mas engloba também o metrô. Similar ao Google Maps, o aplicativo permite traçar a melhor rota para chegar ao destino, sempre considerando o tempo de viagem. Moovit também é colaborativo, portanto consegue obter informações de eventuais atrasos em tempo real – só depende da iniciativa dos usuários.

6) Onde está meu ônibus?
Onde está meu ônibus? aponta posição dos veículos no mapa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Dedicado a usuários de iPhone, Onde está meu ônibus  se integra ao Google Maps para apontar a posição dos veículos no mapa. Embora não tenha tantos recursos quanto Cadê o ônibus e Moovit, ele mostra os coletivos ativos e permite localizar o mais próximo, informando, por exemplo, quais veículos são adaptados para deficientes físicos.


Dedicado a usuários de iPhone, Onde está meu ônibus se integra ao Google Maps para apontar a posição dos veículos no mapa. Embora não tenha tantos recursos quanto Cadê o ônibus e Moovit, ele mostra os coletivos ativos e permite localizar o mais próximo, informando, por exemplo, quais veículos são adaptados para deficientes físicos.

Fonte: TechTudo


Comentários
0 Comentários
As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa
ÚNICO DA REGIÃO ENTREGUE TOTALMENTE ACABADO, COM PISO EM TODAS AS ÁREAS ✅ ESCRITURA GRÁTIS! 💥 APARTAMENTOS LOCALIZADOS A 1,8 KM DA ESTAÇÃO BALTAZAR FIDÉLIS 💥 Se você: ✅ Trabalha registrado ✅ Possui renda familiar de R$ 2200 ou mais ✅ Possuis FGTS Não perca mais tempo, saiba que você possui um excelente potencial de financiamento e não pode deixar essa oportunidade escapar! SUA OPORTUNIDADE CHEGOU ✅ 1 Vaga ✅ Condomínio com portaria 24hs. ✅ Piscina ✅ Salão de Festas ✅ Churrasqueira ✅ Quadra ✅ Playground ✅ Plantas de 46 e 46 M². O único da região que entrega totalmente acabado e pronto para morar ***Use seu FGTS *** Financiamento Caixa Econômica Federal *** Entrega garantida pela Caixa prevista para maio de 2019. Localização Município: Francisco Morato CEP do imóvel: 07996-005 Bairro: Res São Luis VISITAS SOMENTE COM AGENDAMENTO PRÉVIO Fale com agora mesmo no telefone ou WhatsApp com: RICARDO - 11-987405205