Com o metrô paralisado nesta quinta-feira (5) em São Paulo, a tendência é que os ônibus e os poucos trens em circulação fiquem lotados e demorem mais para passar, tornando o celular um importante aliado na hora de conseguir informações e evitar perda de tempo no trânsito da cidade. Confira as dicas e veja como contornar a situação.
1) App oficial do Metrô
|
Aplicativo do metrô mostra status das linhas (Foto: Reprodução/Paulo Alves) |
Por mais que os metroviários estejam em greve, parte dos trens ainda está circulando, o que faz necessário checar com regularidade a velocidade e disponibilidade do metrô. Para isso, o recurso “
Direto do Metrô” do aplicativo oficial pode ser de grande utilidade – é possível ver se as linhas estão operando normalmente, parcialmente ou se estão interrompidas.
2) Olho vivo SPTrans
|
Site da SPTrans roda no navegador de qualquer celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves) |
3) Twitter
A SPTrans tem o
Olho Vivo, um site completamente otimizado para celular com informações atualizadas em tempo real sobre as condições de tráfego dos ônibus na capital paulista. É possível buscar por uma linha específica ou filtrar pelos corredores de ônibus. Também há um mapa que exibe o trânsito na cidade onde quer que você esteja, muito útil para decidir se vale a pena pegar um táxi para chegar ao trabalho ou à escola.
|
Twitter ainda é melhor forma de obter informações mais recentes (Foto: Reprodução/Paulo Alves) |
Por mais que aplicativos e sites oficiais sejam úteis, o Twitter ainda é a maneira mais rápida de saber o status do funcionamento do metrô e da CPTM em São Paulo. Por isso, procure seguir perfis como @SardinhaExpress, @DiariodaCPTM, @UsuariosMetroSP e, é claro, a conta @metrosp_oficial. Todas estão publicando informações atualizadas sobre a greve, como a disponibilidade real do metrô em cada estação e até fotos dos locais – assim você pode saber antes se vale a pena se deslocar até lá ou não.
4) Cadê o ônibus
|
Cadê o ônibus inclui também linhas da EMTU (Foto: Reprodução/Paulo Alves) |
Também destinado a quem precisa usar ônibus como alternativa ao metrô, Cadê o ônibus tem o diferencial de reunir status das linhas intermunicipais EMTU, incluindo até posição aproximada dos veículos no mapa. Além disso, é possível localizar pontos de parada usando o GPS do celular, filtrando a busca por sentidos – bairro ou centro.
5) Moovit
|
Moovit sugere rotas de acordo com tempo de viagem (Foto: Reprodução/Paulo Alves) |
Mais completo, Moovit tem funcionalidades semelhantes ao Cadê o ônibus, mas engloba também o metrô. Similar ao Google Maps, o aplicativo permite traçar a melhor rota para chegar ao destino, sempre considerando o tempo de viagem. Moovit também é colaborativo, portanto consegue obter informações de eventuais atrasos em tempo real – só depende da iniciativa dos usuários.
6) Onde está meu ônibus?
|
Onde está meu ônibus? aponta posição dos veículos no mapa (Foto: Reprodução/Paulo Alves) |
Dedicado a usuários de iPhone,
Onde está meu ônibus se integra ao Google Maps para apontar a posição dos veículos no mapa. Embora não tenha tantos recursos quanto Cadê o ônibus e Moovit, ele mostra os coletivos ativos e permite localizar o mais próximo, informando, por exemplo, quais veículos são adaptados para deficientes físicos.
Dedicado a usuários de iPhone, Onde está meu ônibus se integra ao Google Maps para apontar a posição dos veículos no mapa. Embora não tenha tantos recursos quanto Cadê o ônibus e Moovit, ele mostra os coletivos ativos e permite localizar o mais próximo, informando, por exemplo, quais veículos são adaptados para deficientes físicos.
Fonte: TechTudo