Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

4 de setembro de 2013

Secretário de Transportes visita obras da CPTM em Suzano e Ferraz

Ele estuda mudanças na obra da estação de Suzano.Secretário prevê entrega das estações para 1º semestre de 2014.

O secretário estadual de Transportes, Jurandir Fernandes, vistoriou na manhã desta quarta-feira (4) as obras das estações de Ferraz de Vasconcelos e Suzano da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Em Suzano, o secretário anunciou a mudança de local do bicicletário da estação para dar lugar a um terminal de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Fernandes também comentou as dificuldades em demolir a antiga passarela da estação suzanense.

“Os passageiros da EMTU precisam descer na rua. Hoje vimos esse problema e vamos estudar abrir um terminal de ônibus na parte sul da estação, onde hoje está o bicicletário. Aí vamos ter que mudá-lo de lugar”, afirmou o secretário.

Fernandes considerou bom o ritmo das obras. “Nosso objetivo é entregar as obras de Ferraz e Suzano até o primeiro semestre de 2014. O grande benefício é que o passageiro vai deixar de fazer o baldeação em Guaianazes, onde disputa espaço com os usuários da Zona Leste. Isso será feito em Suzano e daí a viagem do Expresso Leste seguirá sem interrupções até a Luz”.

O secretário também reclamou de dificuldades nas obras da estação de Suzano. “Temos aqui a passarela antiga que ainda não foi demolida porque a empresa faliu. Infelizmente isso é muito comum. O empresário joga o preço lá embaixo e não consegue arcar depois. Tem que ter cadeia para esse tipo de gente”, disse Jurandir.

Para resolver o problema é preciso negociação. “Quando isso acontece a gente tem que rescindir o contrato, chamar a segunda colocada e ver se a empresa concorda com o preço da primeira. Isso é um processo demorado e pode levar meses. A nossa legislação está atrasada e precisa ser atualizada”.

A demora na conclusão das obras é motivo de queixa dos passageiros. A cozinheira Eniva Oliveira acha que está tudo muito devagar. “Toda hora estão consertando e nunca tem trem. É trem cheio, trem lotado, para quem depende está demorando muito”, reclama.

O atraso das composições é a principal reclamação da cozinheira Etna Fugie.“O serviço é péssimo. Atrasa tudo, eu tenho horário para cumprir e é a gente que sai prejudicado. Eu acho que os atrasos dos trens é por causa do transtorno da obra”, afirma.

Fonte: Do G1 de Mogi das Cruzes e Suzano