3 de setembro de 2013

MRS troca a cremalheira por mais prazo de concessão

O governo fechou com a MRS a devolução do trecho Santos-Jundiaí, cremalheira inclusive, para a formação de uma nova concessionária. A moeda de troca foi  a prorrogação da concessão no resto da malha (leia-se Ferrovia do Aço, Linha do Centro e Ramal de São Paulo) por um prazo ainda a ser definido. A ideia inicial era prorrogar pelo mesmo período do contrato de concessão original, 30 anos, mas os técnicos do governo querem aperfeiçoar a avaliação das duas malhas, medindo o seu valor. Com isso, o prazo de extensão deve ser consideravelmente reduzido, para 10 anos, o que venceu a resistência do Palácio do Planalto.

Existem mais duas ferrovias que chegam ao porto de Santos: a FCA, que já fez, há dois meses, um acordo de devolução dos trechos contra garantia de passagem; e a ALL, que ainda está negociando. O projeto do governo é unificar todas essas operadoras -- a que se acrescentam  Portofer e os futuros concessionários do Ferroanel Norte e Ferroanel Sul -- e criar uma nova concessionária, através de um novo leilão, com a incumbência de executar o tráfego entre o planalto paulista e a baixada santista.

De seis concessionários -- incluindo os dois que virão com os dois Ferroanéis -- vamos ficar com apenas um, o que sem dúvida vai simplificar as coisas, diz Bento Lima, diretor de Engenharia da Valec, que vem trabalhando o assunto desde o ano passado junto com Bernardo Figueiredo, presidente da EPL. O acesso ao porto é hoje o principal entrave ao bom funcionamento de Santos (ver matéria Sem trem Santos pára, na edição de junho/julho da RF).

Clique no link abaixo e confira a publicação da devolução dos trechos da FCA no Diário Oficial da União:

http://www.revistaferroviaria.com.br/upload/FCAdevolucaoTrechos_DOU05072013.pdf

Fonte: Revista Ferroviária
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa
ÚNICO DA REGIÃO ENTREGUE TOTALMENTE ACABADO, COM PISO EM TODAS AS ÁREAS ✅ ESCRITURA GRÁTIS! 💥 APARTAMENTOS LOCALIZADOS A 1,8 KM DA ESTAÇÃO BALTAZAR FIDÉLIS 💥 Se você: ✅ Trabalha registrado ✅ Possui renda familiar de R$ 2200 ou mais ✅ Possuis FGTS Não perca mais tempo, saiba que você possui um excelente potencial de financiamento e não pode deixar essa oportunidade escapar! SUA OPORTUNIDADE CHEGOU ✅ 1 Vaga ✅ Condomínio com portaria 24hs. ✅ Piscina ✅ Salão de Festas ✅ Churrasqueira ✅ Quadra ✅ Playground ✅ Plantas de 46 e 46 M². O único da região que entrega totalmente acabado e pronto para morar ***Use seu FGTS *** Financiamento Caixa Econômica Federal *** Entrega garantida pela Caixa prevista para maio de 2019. Localização Município: Francisco Morato CEP do imóvel: 07996-005 Bairro: Res São Luis VISITAS SOMENTE COM AGENDAMENTO PRÉVIO Fale com agora mesmo no telefone ou WhatsApp com: RICARDO - 11-987405205