Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

3 de setembro de 2013

MRS troca a cremalheira por mais prazo de concessão

O governo fechou com a MRS a devolução do trecho Santos-Jundiaí, cremalheira inclusive, para a formação de uma nova concessionária. A moeda de troca foi  a prorrogação da concessão no resto da malha (leia-se Ferrovia do Aço, Linha do Centro e Ramal de São Paulo) por um prazo ainda a ser definido. A ideia inicial era prorrogar pelo mesmo período do contrato de concessão original, 30 anos, mas os técnicos do governo querem aperfeiçoar a avaliação das duas malhas, medindo o seu valor. Com isso, o prazo de extensão deve ser consideravelmente reduzido, para 10 anos, o que venceu a resistência do Palácio do Planalto.

Existem mais duas ferrovias que chegam ao porto de Santos: a FCA, que já fez, há dois meses, um acordo de devolução dos trechos contra garantia de passagem; e a ALL, que ainda está negociando. O projeto do governo é unificar todas essas operadoras -- a que se acrescentam  Portofer e os futuros concessionários do Ferroanel Norte e Ferroanel Sul -- e criar uma nova concessionária, através de um novo leilão, com a incumbência de executar o tráfego entre o planalto paulista e a baixada santista.

De seis concessionários -- incluindo os dois que virão com os dois Ferroanéis -- vamos ficar com apenas um, o que sem dúvida vai simplificar as coisas, diz Bento Lima, diretor de Engenharia da Valec, que vem trabalhando o assunto desde o ano passado junto com Bernardo Figueiredo, presidente da EPL. O acesso ao porto é hoje o principal entrave ao bom funcionamento de Santos (ver matéria Sem trem Santos pára, na edição de junho/julho da RF).

Clique no link abaixo e confira a publicação da devolução dos trechos da FCA no Diário Oficial da União:

http://www.revistaferroviaria.com.br/upload/FCAdevolucaoTrechos_DOU05072013.pdf

Fonte: Revista Ferroviária