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11 de setembro de 2013

Monotrilho da Linha 15 de SP começa operar em janeiro

O primeiro trecho do monotrilho da Linha 15-Prata de São Paulo, ligando a Vila Prudente ao Oratório, entrará em operação assistida em janeiro de 2014. O trecho tem 2,9 km e é composto pelas estações Vila Prudente e Oratório, além do Pátio Oratório, para estacionamento e manobra de trens. Haverá integração com a Linha 2-Verde na estação Vila Prudente. A operação comercial está prevista para abril de 2014.

Eduardo Saccaro, diretor comercial da Bombardier, informou que o primeiro carro do trem do monotrilho está pronto e aguarda a finalização do pátio Oratório para ser entregue no local. O carro deve seguir de Hortolândia (SP), onde a empresa está fabricando os monotrilhos, para São Paulo de caminhão. A estimativa é que o primeiro trem, composto por sete carros, esteja pronto até o final de setembro.

A ideia é que em outubro seja possível fazer os testes com o trem na via, mas para isso é necessário a liberação da via. A Bombardier tem ainda mais 14 carros em fase de montagem. Ao todo, serão 54 monotrilhos, totalizando 378 carros.

Outros projetos

Em janeiro do ano que vem, também deve ser entregue a estação Adolfo Pinheiro da Linha 5 - Lilás e o trecho Vila Prudente-Oratório do monotrilho da Linha 15-Prata. E ao longo de 2014, serão entregues mais seis quilômetros da linha do monotrilho da Linha 15, duas estações da Linha 4-Amarela, além do início da operação assistida da Linha 17-Ouro.

Sobre a Linha 18-Bronze, Pacheco diz que a intenção do governo estadual é colocar a licitação na rua no próximo mês (outubro). Ele ainda afirma que, muitas questões que foram colocadas pelas empresas durante o processo de licitação da Linha 6-Laranja deverão ser incorporadas nesse projeto. O início das obras a partir do lançamento do edital será de seis a oito meses.

Revista Ferroviária